MOBILIDADE ACADÊMICA DE BRASILEIROS PARA A ESPANHA: CENÁRIOS RECENTES E OPORTUNIDADES FUTURAS

ACADEMIC MOBILITY OF BRAZILIANS TO SPAIN: CURRENT SCENARIOS AND FUTURE OPPORTUNITIES

Autores

  • Ayrton Ribeiro de Souza IFSP-Avaré

Palavras-chave:

Diplomacia Cultural, Políticas Públicas, Internacionalização, Língua Espanhola

Resumo

A internacionalização das instituições de ensino e dos estudantes brasileiros beneficia-se de acordos, convênios e fomento financeiro que instituições e governos estrangeiros possam oferecer. No caso da mobilidade acadêmica entre Brasil e Espanha, esta relação torna-se um fator adicional de importância para o ensino e aprendizagem da língua espanhola entre os estudantes brasileiros. O presente artigo tem por objetivo analisar a atuação dos órgãos e instituições espanholas, acadêmicas e de fomento à mobilidade internacional, e seus resultados e oportunidades representados aos estudantes brasileiros. Como metodologia, utilizou-se como fontes os relatórios e documentos oficiais dos objetos de pesquisa (Fundação Carolina, Associação Universitário Ibero-Americana de Pós-Graduação (AUIP), o Grupo Tordesilhas de universidades e SEPIE), bem como, em alguns casos, foram obtidos dados diretamente destas instituições a partir de contato com o pesquisador. Os resultados demonstram que a relação de mobilidade acadêmica entre Brasil e Espanha mantêm-se intensa há duas décadas, e possibilita a realização de estudos, pesquisas e experiências acadêmicas na Espanha a milhares de brasileiros.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

Ribeiro de Souza, A. (2022). MOBILIDADE ACADÊMICA DE BRASILEIROS PARA A ESPANHA: CENÁRIOS RECENTES E OPORTUNIDADES FUTURAS: ACADEMIC MOBILITY OF BRAZILIANS TO SPAIN: CURRENT SCENARIOS AND FUTURE OPPORTUNITIES. evista BTecLE, 6(2), 59–76. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1082

Edição

Seção

POLÍTICAS NACIONAIS/REGIONAIS