MOBILIDADE ACADÊMICA DE BRASILEIROS PARA A ESPANHA: CENÁRIOS RECENTES E OPORTUNIDADES FUTURAS
ACADEMIC MOBILITY OF BRAZILIANS TO SPAIN: CURRENT SCENARIOS AND FUTURE OPPORTUNITIES
Palavras-chave:
Diplomacia Cultural, Políticas Públicas, Internacionalização, Língua EspanholaResumo
A internacionalização das instituições de ensino e dos estudantes brasileiros beneficia-se de acordos, convênios e fomento financeiro que instituições e governos estrangeiros possam oferecer. No caso da mobilidade acadêmica entre Brasil e Espanha, esta relação torna-se um fator adicional de importância para o ensino e aprendizagem da língua espanhola entre os estudantes brasileiros. O presente artigo tem por objetivo analisar a atuação dos órgãos e instituições espanholas, acadêmicas e de fomento à mobilidade internacional, e seus resultados e oportunidades representados aos estudantes brasileiros. Como metodologia, utilizou-se como fontes os relatórios e documentos oficiais dos objetos de pesquisa (Fundação Carolina, Associação Universitário Ibero-Americana de Pós-Graduação (AUIP), o Grupo Tordesilhas de universidades e SEPIE), bem como, em alguns casos, foram obtidos dados diretamente destas instituições a partir de contato com o pesquisador. Os resultados demonstram que a relação de mobilidade acadêmica entre Brasil e Espanha mantêm-se intensa há duas décadas, e possibilita a realização de estudos, pesquisas e experiências acadêmicas na Espanha a milhares de brasileiros.
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