CURSO LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA BRASILEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA

PORTUGUESE LANGUAGE AND BRAZILIAN CULTURE COURSE: AN INTERNATIONALIZATION EXPERIENCE AT HOME

Autores

  • Fábio Lima
  • Gisele Souza Moreira

Palavras-chave:

língua portuguesa, cultura brasileira, internacionalização em casa, Centro Paula Souza, DUOC_UC

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência de curso de português promovido para estrangeiros durante o período de maior distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19. O Curso Língua Portuguesa e Cultura Brasileira oferecido pelo Centro Paula Souza para estudantes chilenos do DUOC_UC – Chile, traz em sua concepção a ideia de testar possibilidades da chamada Internacionalização em Casa com uma aprendizagem da língua com a dimensão sociocultural em seu componente discursivo como ponto de partida, aliado a propostas de atividades interculturais que propiciassem tal objetivo. Cremos que mesmo no período pós-pandêmico, essa primeira experiencia da instituição pode servir de base para futuros projetos da área.

Referências

BEELEN J.; JONES E. (2015). Defining “internationalization at home”. University World News, Issue 393.

Disponível em https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20151202144353164 Acessado em 20/07/2022.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Porto: Edições Asa, 2001.

FARRERO, M.; LIMA, F. Internacionalização do Centro Paula Souza: um breve panorama. REGIT, 14(2), 2020, 31-42. Disponível em: http://www.revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT14-D2 Acessado em 20/07/2022.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HUDZIK, J. K. Comprehensive internationalization: from concept to action. Washington, D. C. NAFSA: Association of International Educators, 2011.

MAIA, M. Breve panorama da internacionalização da educação superior brasileira pós-pandemia: o tempo é hoje. REGIT, 14(2), 2020, 141-147. Disponível em: http://www.revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT14-D10 Acessado em 20/07/2022.

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Proposta curricular para o ensino de português nas unidades da rede de ensino do Itamaraty em países de língua oficial espanhola. Brasília: FUNAG, 2020.

STALLIVIERI, L.; VIANNA, C. Responsible Internationalization – New Paradigms For Cooperation Between Higher Education Institutions. REGIT, 14(2), 2020, 09-30. Disponível em: http://www.revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT14-D1 Acessado em 20/07/2022.

WALSH, C. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolívar: Ediciones Abya-Yala: Quito, 2009.

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

Lima, F., & Souza Moreira, G. . (2022). CURSO LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA BRASILEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA: PORTUGUESE LANGUAGE AND BRAZILIAN CULTURE COURSE: AN INTERNATIONALIZATION EXPERIENCE AT HOME. evista BTecLE, 6(2), 233–243. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1104

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA