As PRÁTICAS TICs NAS AULAS REMOTAS E PRESENCIAIS DE LÍNGUA INGLESA, UMA NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA DOCENTE.

Autores

Palavras-chave:

Narrativas (auto) biográficas, Ensino Remoto, Ferramentas Digitais

Resumo

Este artigo utiliza a metodologia narrativa (auto)biográfica para analisar como um professor de inglês da FATEC caracteriza sua prática docente no período de retorno ao ensino presencial, pós ensino remoto durante a pandemia de Covid 19.  O ensino tem se expandido para fora das instituições, ampliando a interatividade entre professores e alunos, a semiótica passa a dar significado as diversas linguagens existentes, considerando a prática de diversas plataformas, ferramentas, websites e metodologia para tornar as aulas de língua inglesa mais dinâmicas e com muita interatividade. O objetivo foi relatar o que esse professor aprendeu, quais são seus atuais desafios e o que mudou em sua prática pedagógica ter vivido a experiência do ensino remoto online. Para tanto, por meio de sua narrativa poderemos compreender como a voz deste professor e sua experiência singular se traduzem em características universais para que outros docentes possam se identificar com a narrativa aqui apresentada e ressignificar sua prática docente.

Referências

BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 2000.

BEHAR, Patrícia A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS — Jornal da Universidade, Porto Alegre, 6 jul. 2020. Disponível em https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em 15 de julho de 2020.

CUNHA, M.I. da, O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

DE LAET, Paula Almeida Morato; RAMIREZ, Rodrigo Avella; FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz. ENSINO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS PELA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 1, p. 171-189, 2022.

HODGES, Willian; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. In: EDUCAUSE Review, 27 mar. 2020. Disponível em https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em 15 de mar de 2023.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento. Não basta ensinar a ler e a escrever, v. 1, 2005.

KLEIMAN, A, OLIVEIRA, M. do S.;. Letramento no local de trabalho: o professor e seus conhecimentos. In: Letramentos múltiplos Natal/RN: UDUFRN, 2008. p. 18

LARROSA, Jorge. Ferido de realidade e em busca de realidade. Notas sobre linguagens da experiência. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 73-122.

MENDES, A. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Portal iMaster, mar. 2008. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2023.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. 2015 Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em 15 de mar de 2023.

NOVOA, A. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo #22. Volume 7. Número 3. Agosto, 2020. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/905/551 Acesso em: 04 abr. 2023

OLIVEIRA, Leonardo Davi Gomes de Castro. Pesquisa narrativa e educação: algumas considerações. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 13., Curitiba, 2017. Anais eletrônicos. Curitiba: PUCPR, 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Universidade Cidade de São Paulo- UNICID São Paulo, BrasiL, 2020

PASSEGGI, NASCIMENTO e OLIVEIRA. As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação, 33, 111-125, v.33 n.33, 2016.

PASSEGGI, SOUZA e VICENTINI. Entre a Vida e a Formação: Pesquisa (Auto) Biográfica, Docência e Profissionalização. Educação em Revista,v.27, n.1,p 369-386, abril. 2011

PINEAU, G. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-açãoformação existencial. Educ. Pesqui, São Paulo, v.32, n.2, p.329-343, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a09v32n2.

RAMIREZ, R. A. Histórias de vida na formação do professor. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.

RIOS, Guilherme. Linguagem e Alfabetização de Adultos: uma perspectiva crítico-ideológica. BOCC. Disponível em http://bocc.ubi.pt/pag/rios-guilherme-linguagem-e-alfabetização-de-adultos.pdf>. Acesso em 16 set 2022.

ROJO, Roxane. Entrevista - Outras maneiras de ler o mundo. Educação no Século XXI. -- São Paulo: Fundação Telefônica, 2013.

ROJO, Roxane, MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. – São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

SCHULTZE, F. Biografy analysis on the empirical base os autobiographical narratives: How to Analyse autobiographical narrative interviews – Part 1. Module B.2.1. INVITE-Biographical counseling in rehabilitative vocational training-further education curriculum, 2007. Disponível em: http://www.biographicalcouncelling.com/download/B2.1.pdf; acesso em 04/07/2022.

SCHULTZE, F. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: Weller, W.; Pfaff, N. (Orgs.). Metodologia da pesquisa qualitativa em educação. (pp. 210-238). Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SOUZA, Elizeu Clementino (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2007, 372 p

SOUZA, S. A. (2000). Internet & Ensino de Línguas.Manaus.

STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, Brian. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. [tradução Marcos Bagno]. – 1.ed - São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TARDIF, M. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes. ISBN, 85, 2668, v. 8, 2002.

TEIXEIRA, Inês A. Castro; PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e alcances da entrevista narrativa. In: Congresso internacional sobre pesquisa (auto) biográfica. 2006.

UWE, Flick. Introdução à pesquisa qualitativa; tradução Joice Elias Costa, 3ed., Porto Alegre: Artmed, 2009. (405 p.)

Downloads

Publicado

30/06/2023

Como Citar

Vieira, T., Regiane Martinez, H., Fernando Muller da Silva, L., & Avella Ramirez, R. (2023). As PRÁTICAS TICs NAS AULAS REMOTAS E PRESENCIAIS DE LÍNGUA INGLESA, UMA NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA DOCENTE. evista BTecLE, 7(1), 025–040. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1121

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)