EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIAS: SABERES PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Leandro Romual da Silva Centro Paula Souza - Upep
  • Rodrigo Avella RAMIREZ
  • Luis Fernando Muller da SILVA
  • Thiago da Silva VIEIRA

Palavras-chave:

Técnico em Logística, Identidade, Formação docente, Plano de curso, Inglês Instrumental

Resumo

Em um contexto de desenvolvimento profissional docente, este artigo tem por objetivo caracterizar o perfil do professor de língua inglesa inserido no âmbito da educação profissional. Para tanto, recorre à análise do Plano de Curso e do Edital de Contratação docente do professor de Inglês Instrumental atuante no Curso Modular Técnico em Logística da ETEC, vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A análise documental também inclui os saberes tecnológicos que o futuro docente necessita para conduzir com maestria sua docência. Partiremos do contexto histórico sobre o ensino de línguas no ensino profissionalizante e em autores que versam sobre formação identitária. Os resultados indicam que o professor de língua inglesa tem seu desenvolvimento profissional docente eminentemente atrelado à sua prática de ensino, tendo o desafio de revisitar sua identidade docente de forma a ter uma atuação consoante com os conceitos técnicos de cada curso em que venha a atuar.

PALAVRAS-CHAVE: língua inglesa; educação profissional; identidade; formação docente; tecnologias.

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Publicado

29/12/2023

Como Citar

Romual da Silva, L., Avella RAMIREZ, R., Fernando Muller da SILVA , L., & da Silva VIEIRA , T. (2023). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIAS: SABERES PARA A DOCÊNCIA. evista BTecLE, 7(2), 043–062. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1155

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