EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIAS: SABERES PARA A DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Técnico em Logística, Identidade, Formação docente, Plano de curso, Inglês InstrumentalResumo
Em um contexto de desenvolvimento profissional docente, este artigo tem por objetivo caracterizar o perfil do professor de língua inglesa inserido no âmbito da educação profissional. Para tanto, recorre à análise do Plano de Curso e do Edital de Contratação docente do professor de Inglês Instrumental atuante no Curso Modular Técnico em Logística da ETEC, vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. A análise documental também inclui os saberes tecnológicos que o futuro docente necessita para conduzir com maestria sua docência. Partiremos do contexto histórico sobre o ensino de línguas no ensino profissionalizante e em autores que versam sobre formação identitária. Os resultados indicam que o professor de língua inglesa tem seu desenvolvimento profissional docente eminentemente atrelado à sua prática de ensino, tendo o desafio de revisitar sua identidade docente de forma a ter uma atuação consoante com os conceitos técnicos de cada curso em que venha a atuar.
PALAVRAS-CHAVE: língua inglesa; educação profissional; identidade; formação docente; tecnologias.
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