NEM DE HUMANAS, NEM DE EXATAS

USANDO POESIA PARA CONECTAR A LÍNGUA INGLESA E A MATEMÁTICA

Autores

  • Victor Carreao

Palavras-chave:

Inglês, Ensino bilíngue, Matemática, Pronúncia

Resumo

Este relato de experiência apresenta um projeto interdisciplinar realizado em uma escola bilíngue. A sequência didática foi desenvolvida em conjunto pelas disciplinas de língua inglesa e de matemática, ambas ministradas em inglês, com os alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental II. Como conteúdo comum aos dois planos de ensino, a métrica de diferentes poemas em inglês foi explorada. Quando os alunos os estão lendo/escrevendo, eles têm a oportunidade de reconhecer sons individuais e a tonicidade das palavras – elementos cruciais para garantir a inteligibilidade na pronúncia (DERWING & MUNRO, 2015). A métrica dos poemas (seus padrões silábicos) pode ser explorada em equações matemáticas. As atividades do projeto também se mostraram boas práticas de diferenciação em sala de aula. É possível utilizar a poesia como um recurso para que alunos com mais facilidade com o inglês possam estudar matemática por outra perspectiva. Ao mesmo tempo, aqueles alunos com maior facilidade na resolução de equações puderam abordar o gênero textual poesia por outra abordagem.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAMBRIDGE ENGLISH. Assessing Speaking Performance – Level C1. 2011. Disponível em https://www.cambridgeenglish.org/images/168620-assessing-speaking-performance-at-level-c1.pdf . Acesso em 13 out. 2022

DERWING, T. M. & MUNRO, M. J. Pronunciation fundamentals: Evidence-based perspectives for L2 teaching and research. John Benjamins Publishing Company, 2015.

IELTS SPEAKING. Bands Descriptors. 2019. Disponível em https://www.ielts.org/-/media/pdfs/speaking-band-descriptors.ashx?la=en. Acesso em 20 out. 2022.

KRATHWOHL, D. R. A Revision of Bloom’s Taxonomy: An Overview. THEORY INTO PRACTICE, Volume 41, Number 4, 2002.

MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. São Paulo: Manole, 2013.

MORAIS, J. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.

OSBORNE, D. M. Systematic differences in consonant sounds between the interlanguage phonology of a Brazilian Portuguese learner of English and standard American English. Ilha do Desterro, 55, 111-132, 2008.

TOEFL IBT (2019). Independent Speaking Rubrics. Disponível em https://www.ets.org/s/toefl/pdf/toefl_speaking_rubrics.pdf. Acesso em 20 out. 2022.

VANDERBILT UNIVERSITY. Bloom’s taxonomy. Disponível em https://cft.vanderbilt.edu/guides-sub-pages/blooms-taxonomy/. Acesso em 7 jul. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

22/07/2024

Como Citar

Carreao, V. (2024). NEM DE HUMANAS, NEM DE EXATAS: USANDO POESIA PARA CONECTAR A LÍNGUA INGLESA E A MATEMÁTICA. evista BTecLE, 8(1). ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1172

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA