NEM DE HUMANAS, NEM DE EXATAS: USANDO POESIA PARA CONECTAR A LÍNGUA INGLESA E A MATEMÁTICA
USING POETRY TO CONNECT ENGLISH TO MATH
Palavras-chave:
Inglês, Ensino bilíngue, Matemática, PronúnciaResumo
Este relato de experiência apresenta um projeto interdisciplinar realizado em uma escola bilíngue. A sequência didática foi desenvolvida em conjunto pelas disciplinas de língua inglesa e de matemática, ambas ministradas em inglês, com os alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental II. Como conteúdo comum aos dois planos de ensino, a métrica de diferentes poemas em inglês foi explorada. Quando os alunos os estão lendo/escrevendo, eles têm a oportunidade de reconhecer sons individuais e a tonicidade das palavras – elementos cruciais para garantir a inteligibilidade na pronúncia (DERWING & MUNRO, 2015). A métrica dos poemas (seus padrões silábicos) pode ser explorada em equações matemáticas. As atividades do projeto também se mostraram boas práticas de diferenciação em sala de aula. É possível utilizar a poesia como um recurso para que alunos com mais facilidade com o inglês possam estudar matemática por outra perspectiva. Ao mesmo tempo, aqueles alunos com maior facilidade na resolução de equações puderam abordar o gênero textual poesia por outra abordagem.
Referências
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