A SOCIOLINGUÍSTICA, LÍNGUA MATERNA E A ESCOLHA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Victor CARREÃO Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Sociolinguística, Metodologias de ensino, Língua inglesa

Resumo

À luz da Sociolinguística – ciência que estuda a mudança e variação linguística correlacionada a fatores sociais, cuja metodologia de pesquisa foi estabelecida no clássico estudo de Labov (2008 [1972]) – diferentes metodologias de ensino de língua inglesa foram analisadas de forma a se observar se estes fatores podem, ou não, interferir no aprendizado dos alunos. Pode-se concluir que, após a realização de uma "análise de necessidades" dos alunos, é possível criar planos de aula que sejam pertinentes à sua realidade de mundo. Dessa maneira, o uso da língua materna dos alunos, em sala de aula, pode auxiliar o entendimento da língua-alvo (a língua inglesa) e da língua materna (a língua portuguesa). Esse processo é realizado por meio da comparação das semelhanças e diferenças entre as duas línguas, enriquecendo o aprendizado dos alunos - como visto em Krulatz et al. (2016). Esse processo também auxilia no combate ao preconceito linguístico existente nas duas línguas (a estrangeira e a materna). 

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Publicado

19/12/2018

Como Citar

CARREÃO, V. (2018). A SOCIOLINGUÍSTICA, LÍNGUA MATERNA E A ESCOLHA DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA . evista BTecLE, 2(2), 062–074. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/124

Edição

Seção

Artigos