METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: EXPLORANDO MENTIMETER, PADLET E LYRICS TRAINING
Palavras-chave:
Metodologias ativas, ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagemResumo
O presente artigo explora o uso de metodologias ativas no ensino da língua inglesa, com foco nas ferramentas Lyrics Training, Mentimeter e Padlet. Ao longo do texto, tais ferramentas são analisadas em termos de funcionalidades, benefícios e aplicabilidade no contexto educacional. A análise comparativa entre as ferramentas ressalta suas vantagens e limitações, destacando a importância de selecionar e integrar as ferramentas de acordo com os objetivos pedagógicos e as necessidades dos alunos. Embora apresentem desafios, como a necessidade de desenvolvimento das competências digitais e garantia da equidade de acesso, as ferramentas ativas oferecem oportunidades futuras promissoras para aprimorar o ensino de língua inglesa, daí a justificativa pela escolha do tema em questão. Em última análise, é possível afirmar que o uso destes recursos pode enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos, preparando-os para um mundo cada vez mais globalizado e digitalizado.
Referências
CARVALHO, L.A; et al. O uso do padlet na aprendizagem da Língua Inglesa: um relato de experiências. In: Workshop de Informática na Escola, 2020, Brasil. Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola (WIE 2020), 2020.
CRUZ, G. F. The power of music and songs in and out of the language classroom. In: LIMA, D. C. Foreign- language learning and teaching: from theory to practice. Vitória da Conquista: Edições UESB, p. 157- 178. 2004.
PALAVICINI, J.L.; SILVA, S.M.; ENGELBERT, A.P.P.F. O livro didático no ensino da língua inglesa: reflexões acerca do emprego de metodologias ativas. Entretextos. Londrina, v.23, n.2, p.268, 2023.
LEFFA, V. Ensino de Línguas: passado, presente e futuro. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 389-411. 2012
OXFORD, R. L. Use of Language Learning Strategies:A Synthesis of Studies with Implications for StrategyTraining.System, p. 235-247. 1989.