DA DISCÊNCIA À DOCÊNCIA: RELATOS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NO PROJETO (TELE)TANDEM

REPORTS FROM A STUDENT TEACHER IN A (TELE)TANDEM PROJECT

Autores

Palavras-chave:

Diário de Bordo, Memória Individual e Coletiva, Crenças e Emoções, Identidade Docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o Diário de Bordo por uma estudante em formação docente, a primeira autora, durante sua participação no projeto (Tele)tandem. O foco do estudo recai sobre a investigação de como a memória individual e coletiva, bem como as crenças e emoções, podem influenciar a formação identitária da futura docente. Para tanto, a pesquisa foi conduzida com base em Romero (2008; 2020), Dorneles e Irala (2013), Zabalza (2004), Aragão e Cajazeira (2017), Telles e Vassallo (2006), dentre outros educadores. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, uma vez que a investigação visa a refletir sobre o processo de construção identitária da diarista-pesquisadora, futura docente, sobre a compreensão dos significados da experiência segundo seus escritos. Os resultados sugerem que, ao refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem por meio de diários, a pesquisadora passa por transformações significativas em sua identidade docente, como analisar e refletir sobre suas emoções, e o impacto que elas possuem em suas ações, reforçando a importância do uso de diários como ferramenta reflexiva para a formação de futuros professores.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 4. reimpr. da 2. ed. de 1999. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

ARAGÃO, R. C; CAJAZEIRA, R. V. Emoções, Crenças e Identidades na Formação de Professores de Inglês. Revista Caminhos em Linguística Aplicada, v. 16, nº 2, p. 109-133, 2017

BARCELOS, A. M. F. Reflexões, crenças e emoções de professores e da formadora de professores. Em: COELHO, A. M. F. B. H. S. H. (orgs.). Emoções, reflexões e (trans)form(ações) de alunos, professores e formadores de professores de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010, p. 57–81.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.

BAUMAN, Z. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BERNADO, E. S.; VASCONCELOS, K. Ser Professor, uma construção em três atos: Formação, Indução e Desenvolvimento na Carreira. Dossiê: Formação Docente e Prática Pedagógica – Tempos, Tensões E Invenções EDUR Educação em Revista. Belo Horizonte. v.37. 2021. 15p.

BRAMMERTS, H. Tandem language learning via the internet and the International E-mail Tandem Network. In: Little, D.; Brammerts, H. (Eds.). 1996. A Guide to Language Learning in Tandem via the Internet. CLCS Occasional Paper, 46, p. 9-22.

CAMPOS, B. S. Teletandem e Rodas de Conversa: um estudo sobre a mediação. Revista Crátilo, v. 13, n. 1, jan./jul. 2020: 289-307

DORNELLES, C.; IRALA, V. B. O Diário de Formação em um Programa de Iniciação à Docência: imaginários e dilemas dos escreventes. In: Carla Reichmann (Org.). Diários reflexivos de professores de línguas: ensinar, escrever, refazer-(se). 1 ed. Campinas: Pontes, p. 17-38, 2013.

FERREIRA, S. L. M. B.; LACERDA, F. K. D. de. A Importância do Diário de Bordo na Formação Docente: uma experiência no Projeto PIBID de Nova Friburgo, RJ. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia RJ/ES – 11 a 13 de setembro de 2017. Rio de Janeiro, RJ. UNIRIO – UFRJ - IBC

FIGUEIREDO, E.; FINARDI, K.; WATERMAN, J. Emotions of L2 Learners in Different Contexts and Modes. Studies in English Language Teaching. 2023. 11. p91. 10.22158/selt.v11n2p91.

JÚNIOR, J. F. C. et al. (EDS.). Os novos papeis do professor na educação contemporânea. REBENA (Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem), p. 124–149, [s.d.].

PEREIRA, J; ROMERO, T. R. S. (Trans)formações na Identidade Docente na voz dos Pibiders. PERcursos Linguísticos, [S. l.], v. 11, n. 27, p. 169–187, 2021.

ROMERO, T. R. S. Narrativas e as Identidades do Docente de Línguas. In: Ronaldo C. G. Junior (Org.). Pesquisa Narrativa: histórias sobre ensinar e aprender línguas. 1 ed. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 86-109, 2020.

ROMERO, T. R. S. Linguagem e Memória no construir de futuros professores de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, p. 401-420, 2008.

SANTOS, J. P. Comunicação na Gestão Escolar. Revista Interdisciplinar aplicada, Blumenau, v. 5, n.4, p 1- 22, TRI IV, 2011.

SILVA, J. D. S. Memória e Identidade: abordagens significativas na construção da história. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n.1, p. 3202-3213, 2022.

TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L.. Foreign language learning In-tandem: Theoretical principles and research perspectives. The especialist, v. 27, n. 1, 2006.

ZABALZA, M. A. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

30/12/2024

Como Citar

Mesquita da Silva, D., & Regina de Souza Romero, T. (2024). DA DISCÊNCIA À DOCÊNCIA: RELATOS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO NO PROJETO (TELE)TANDEM: REPORTS FROM A STUDENT TEACHER IN A (TELE)TANDEM PROJECT. evista BTecLE, 8(2). ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1203

Edição

Seção

Artigos