TÉCNICAS DE AUTOESTUDO NA LÍNGUA INGLESA: ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Autoestudo, Língua Inglesa, Listening, Vídeos curtosResumo
O presente trabalho objetivou explorar técnicas eficazes de auto estudo na língua inglesa, visando fortalecer a aprendizagem dos estudantes. Sendo que, aprender um novo idioma, especialmente, por meio do auto estudo, pode apresentar desafios únicos. No entanto, ao adotar estratégias específicas e implementar técnicas comprovadas, os estudantes podem maximizar seu progresso de aprendizagem e alcançar seus objetivos de proficiência na língua inglesa. Como principais estratégias, cita-se: vídeos curtos e o listening. Além disso, aborda-se, também, a utilização de breves dicas, tais como: o estabelecer metas, organizar o tempo de estudo, a prática regular do novo idioma, objeto de estudo e avaliação contínua do progresso. Considera-se, portanto, que ao colocar em prática tais estratégias de forma consistente, os estudantes possam fortalecer sua aprendizagem na língua inglesa.
Referências
MENDELSOHN, D. J. "Teaching Listening". Annual Review of Applied Linguistics, v. 18, p. 91-101, 1998.
DONAGHY, K. How can film help you teach or learn English. British Council, v. 15, p. 40, 2014.
ROST, M.; CANDLIN, C. N. Listening in language learning. 1ª ed. Routledge, 2014.
SANTOS, D. Ensino de Língua Inglesa: foco em estratégias. 1ª ed. Barueri. Editora Disal, 2012.
VILAÇA, M. L. C. Classificação de estratégias de aprendizagem de línguas: critérios, abordagens e contrapontos. UNIGRANRIO, v.10, n. 36, 2011.
KAVIER, R. P.; LIMA, M. C. T. Teaching in a clever way. 1ª ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.
BRINTON, D. M. The Use of Media in Language Teaching. In: CELSE-MURCIA, 2013. MARIANNE, D.Teaching English as a second language. 3 ed. USA: Heinle, 2001.
HARMER, J. How to Teach English: An Introduction to the Practice of EnglishLanguage Teaching. 1ª ed. Zed. Harlow: Pearson Longman, 2009.
LEWIS, M. Classroom Management. In: RICHARDS, J.C.; RENANDYA, W.A. Methodology in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2012, p.40-48.
SCHUTZ, R. Motivação e desmotivação no aprendizado de línguas. 1ª ed. English made in Brazil. 2015.
RICHARDS, J. C.; ROGERS, T. S. Approaches and Methods in Language Teaching. 2 ed. New York: Cambridge: CUP, p. 18-19-22-25-103-167, 2011.
PRABHU, N. S. There's no best method - why. Tesol Quartely, v. 24, n. 2, p. 161-176, 2010.
LOUREIRO, A. P. V. Aprender inglês como segunda língua: a importância do domínio de outras linguas num mundo globalizado. 1ª ed. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT. Lisboa, 2013.
MARQUES, M. O. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. 1ª ed. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2017.
CEBECI, Z.; TEKDAL, M. Using Podcasts as Audio Learning Objects. Interdisciplinary.
Journal of Knowledge and Leaming Objects, v. 2, p. 47-57, 2016.
REIS, S. C.; GOMES, F. A. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio, v. 12, n. 3, p. 367-379, 2014.
SAIDELLES et al. A utilização do Podcast como uma ferramenta inovadora no contexto educacional. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar. 23° Seminário Internacional e Educação, Tecnologia e Sociedade, 2018.