THE REHEARSAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EM UMA RESENHA CRÍTICA
Palavras-chave:
Resenha crítica, Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Avaliatividade, AvaliaçãoResumo
Resumo: A resenha crítica de filmes é um gênero textual cujo objetivo é o de informar o leitor sobre o tema de uma determinada obra cinematográfica, além de oferecer a opinião de um profissional especializado e a recomendação (ou não) do consumo da obra. A avaliação é geralmente coautorada tanto pelo editor da publicação como pelo próprio leitor, que contribui trazendo a sua visão de mundo para o entendimento do que está sendo compartilhado pelo crítico. Este artigo tem por objetivo apresentar a análise da avaliação presente na resenha da série “The Rehearsal” (“O Ensaio”) escrita pela jornalista Patrícia Kogut, no jornal O Globo. A análise se apoia na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014) e no Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e observa o uso de recursos avaliativos do subsistema de atitude e dos recursos de julgamento e apreciação. Paralelamente, é possível observar a presença de narrativas como forma de apoiar a construção avaliativa (LABOV, 1972; CORTAZZI; JIM, 2001). Diante da aparente dificuldade de classificação da obra, a jornalista faz uso de tokens atitudinais para trazer o leitor para junto do processo avaliativo para que, juntos, coautorem a avaliação da obra.
Referências
ALMEIDA, F. “Atitude: afeto, julgamento e apreciação”. In: VIAN JR, O. A Linguagem da Avaliação em Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BASTOS, L. C. “Contando histórias em contextos espontâneos e institucionais – uma introdução ao estudo da narrativa”. Calidoscópio 3(2), 2005. p.74-87.
CARVALHO, G. “Críticas de Livros: um breve estudo da linguagem da avaliação”. In: Linguagem em (Dis)curso. Tubarão. V. 6, n. 2, p. 179-198, mai/ago, 2006.
CARVALHO, G. “A prosódia atitudinal: apreciação e julgamento em críticas de cinema”. In: VIAN, JR. A Linguagem da Avaliação na Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
CORTAZZI, M.; JIN, L. In. Evaluating evaluation in narrative. In: HUSTON, S. e THOMPSON, G. (Eds). Evaluation in Text. New York: Oxford University Press, 2003.
HALLIDAY, M.A.K.; MATHIESSEN, C. An introduction to Functional Grammar. 4th ed. London, New York: Arnold, 2014.
KOGUT, P. “E se a Gente Pudesse Prever o Futuro?”. O Globo. Rio de Janeiro: 04/09/2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/kogut/critica/2022/09/em-the-rehearsal-nathan-fielder-vai-fundo-na-ideia-de-controlar-a-vida-antevendo-erros.ghtml. Acesso em 15.novembro.2022.
LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative analysis: oral versions of personal experience. In: June Helm, Ed. Essays on the verbal and visual arts. Seattle: University of Washington Press, 1967.
LABOV, W. Language in the inner city: studies in the Black English Vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
MARTIN, J.; WHITE, P. The Language of Evaluation: Appraisal in English. New York: Palgrave MacMillan, 2005.
NÓBREGA, A. N. A. Narrativas e Avaliação no Processo de Construção do Conhecimento Pedagógico: Abordagem Sociocultural e Sociossemiótica. Tese de Doutorado. Departamento de Letras, PUC-Rio, 2009. Disponível em https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/. Acesso em 02/06/2022.
OTEIZA, T. “The appraisal framework and discourse analysis”. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/313553051_The_appraisal_framework_and_discourse_analysis > Acesso em: 29 agosto 2022.
SOUZA, M. Avaliações e Crenças em uma Sala de Aula de Inglês para Fins Específicos sob o Prisma Sociocultural e Sociossemiótico. Tese (Doutorado). Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2016.
VIAN JR, O. O Sistema de Avaliatividade e a Linguagem de Avaliação. In: VIAN JR, O. A Linguagem da Avaliação na Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
VIAN Jr., O; LIMA LOPES, R. A perspectiva teleológica de Martin para a análise de gêneros textuais. In: José Luiz Meuer; Adair Bonini; Désirée MottaRoth (orgs). Gêneros: Teorias, métodos, debates (pp. 29-45). São Paulo: Parábola Editorial, 2005.