THE INFLUENCE OF THE PADLET PLATFORM ON ADVANCING ENGLISH LANGUAGE EDUCATION IN MILITARY SETTINGS
Palavras-chave:
Língua Inglesa, Padlet, Exército Brasileiro, Tecnologias DigitaisResumo
A presente pesquisa qualitativa busca desenvolver uma metodologia abrangente fundamentada em tecnologias digitais, com o Padlet posicionado como a ferramenta central para aprimorar o ensino da língua inglesa em uma instituição do Exército Brasileiro. O estudo tem como objetivo investigar como essa plataforma apoia o desenvolvimento de competências em língua inglesa entre os militares. Inicialmente, um questionário digital será administrado para realizar uma avaliação preliminar, identificando as necessidades e desafios específicos enfrentados pelos alunos em sua jornada de aprendizado da língua. Essa etapa fundamental é relevante para o desenvolvimento da abordagem instrucional que atenda ao contexto da educação militar. Com base nesses achados, uma sequência didática estruturada será criada, com foco no uso do Padlet para facilitar o aprendizado interativo e colaborativo. O design irá enfatizar sua eficácia na melhoria das habilidades orais, como fluência e pronúncia, por meio de atividades envolventes que incentivam a participação e o feedback entre pares. Além disso, essa abordagem não apenas busca melhorar a qualidade do ensino de inglês, mas também visa abordar lacunas existentes na literatura acadêmica sobre a aplicação pedagógica do Padlet. Ao oferecer uma análise aprofundada de seu impacto, esta pesquisa tem como objetivo contribuir com insights valiosos sobre a eficácia das ferramentas digitais no aprimoramento da educação linguística, promovendo, em última instância, uma maior proficiência linguística entre os militares.
Referências
ARANTES, Sheila; Sequência didática: Fundamentos e inovações para o ensino. Rio de Janeiro: Editora Saber Online, 2024.
ARANTES, Sheila; MOL, Antônio Carlos; CARVALHO, Paulo Vitor. Aprimorando a Proficiência Digital: Um Framework Inovador para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. H2D Revista De Humanidades Digitais, v.5. 2024.
BARROS, A. D. G. M. M.; Castro, A. P.; LUZ, F. S.; Lima, R. S. A. Multiletramentos e ensinagem de línguas adicionais: uma proposta de sequência didática em Curso de Língua Inglesa e Espanhola. Revista Philologus, Rio de Janeiro, v. 27, n. 81 Supl., p. 1716-1732, 2021.
BRASIL, Exército. Portaria Nº 153-EME, de 16 de novembro de 2010. Aprova a Diretriz para o Sistema de Ensino de Idiomas e Avaliação de Proficiência Linguística do Exército. Boletim do Exército, Brasília-DF n. 30, 2021.
________, Exército. Portaria DECEx/C EX Nº 241, de 19 de julho de 2021. Aprova as Normas para o Subsistema de Certificação de Proficiência Linguística (EB60-N-52.001), 3ª Edição, 2021. Boletim do Exército, Brasília-DF n. 30, 2021.
________, Exército. Portaria nº 577, de 8 de outubro de 2003. Aprova as Instruções Gerais para as Missões no Exterior - IG 10-55 e dá outras providências. Boletim do Exército, Brasília-DF n. 41/2003.
BRITISH COUNCIL. The Future of English: Global Perspectives. 2024. Available at: https://www.britishcouncil.org. Accessed on: Oct 3, 2024.
CAMPOS, D. Reflexão e ensino do eixo oralidade em língua inglesa. Revista Científica Semana Acadêmica, Fortaleza, n.000235,2023. Available at: https://semanaacademica.org.br/artigo/reflexao-e-ensino-do-eixo-oralidade-em-lingua-inglesa. Acesso em: 13/08/2024.
COPE, B.; Kalantzis, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. Routledge, 2000. Disponível em: https://www.routledge.com/Multiliteracies-Literacy-Learning-and-the-Design-of-Social-Futures/Cope-Kalantzis/p/book/9780415214216. . Accessed on: Set 15, 2024
FERNANDES, V. A aprendizagem da língua inglesa na Academia Militar, 2008. Available at: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/7006. . Accessed on Jun 11, 2024.
FRANCO, B. et al. Metodologias Ativas De Aprendizagem Da Língua Inglesa: Explorando Mentimeter, Padlet E Lyrics Training. Revista CBTecLE, v. 8, n. 1, p. 124–135, 2024. https://www.mybib.com/pt/ferramentas/gerador-referencias-abnt. Accessed on Oct 4, 2024.
GIANINI, Zenaide Moschim. PADLET: construindo a autonomia na aprendizagem de inglês. Revista CBTecLE, v. 1, n. 1, p. 508-527, 2017. Available at https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1039. . Accessed on: Aug 13, 2024.
GEE, James Paul. Literacy in the Digital Age. New York: Routledge, 2015.
HOCKLY, Nicky. Digital literacies in ELT. ELT Journal, Oxford, v. 74, n. 2, p. 194-203, 2020.
KRESS, Gunther. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. New York: Routledge, 2010. . Available at: https://www.researchgate.net/publication/257198765_Multimodality_A_Social_Semiotic_Approach_to_Contemporary_Communication_Gunther_Kress_Routledge_London_2010_212_pp_45_bw_illustrations_15_colour_plates_ISBN_13_978-0-415-32061-0_pbk. . Accessed on: 3 out. 2024.
MENEZES, L. M. B.; OLIVEIRA, L. C. DE. A ferramenta Padlet: I SELICEN - Seminário das Licenciaturas – PIBID.PRP.UFFS & II SILE - Seminário Internacional de Letras da Fronteira Sul, 2023. Available at: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SELICEN/article/download/20003/13740/ . Accessed on: Jun 11, 2024.
MONDLY. The Power Of Learning English: Reasons And Benefits. 2024. Available at: https://www.mondly.com. Accessed on: Oct 3, 2024.
MONTEIRO, J. C. da S. PADLET: um novo modelo de organização de conteúdo hipertextual. Revista Encantar, [S. l.], v. 2, p. 01–11, 2020. Available at: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/9077. Accessed on: Jun 11, 2024.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996. Available at: https://www.researchgate.net/publication/265529425_A_Pedagogy_of_Multiliteracies_Designing_Social_Futures. . Accessed on: 3 out. 2024.
STUDY INTERNATIONAL. The Impact of the English Language in an Interconnected World. 2024. Available at: https://www.studyinternational.com. Accessed on: Oct 3, 2024.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.