O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS E ATIVIDADES LÚDICAS COMO MECANISMOS REDUTORES DO FILTRO AFETIVO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Metodologias Ativas; Filtro Afetivo; Língua InglesaResumo
Esta pesquisa analisa a influência da hipótese do filtro afetivo (Krashen, 1982) na aprendizagem de uma nova língua, investigando a introdução de atividades lúdicas e metodologias ativas como instrumentos pedagógicos facilitadores para a redução do filtro afetivo, podendo contribuir para a motivação dos estudantes. O trabalho tem como objetivo contribuir com as discussões sobre o filtro afetivo e sua relação com a motivação na aprendizagem, e averiguar se um ambiente mais receptivo para os alunos pode diminuir tal filtro, partindo da hipótese de que a introdução de instrumentos motivadores e metodologias ativas nas abordagens pedagógicas podem facilitar e potencializar a aprendizagem. A análise que se propôs desenvolver partiu de um levantamento de respostas de professores de língua inglesa, obtidas por meio de um questionário via plataforma Google Forms, que permitiu verificar a influência do filtro afetivo e o papel da motivação no processo. Os resultados obtidos indicam que a motivação durante as aulas pode contribuir para o aumento do engajamento, e portanto, com a diminuição do filtro afetivo, o aprendizado do inglês como língua estrangeira pode ocorrer mais facilmente e ser potencializado. Além disso, o estudo permite a proposta de uma terceira motivação para a aprendizagem de língua inglesa, a qual denomina-se motivação pedagógica.
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