O USO DE STORYTELLING COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Storytelling, Ensino e aprendizagem de línguas, Recursos pedagógicosResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o uso do Storytelling no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em quatro bases de dados, Google Acadêmico, Dialnet, Latindex e Periódicos Capes, cobrindo o período de 2017 a 2023. O corpus inclui 25 estudos, analisados com foco nas seguintes categorias: níveis de ensino, metodologias de pesquisa, recursos, contribuições para a aprendizagem associadas ao uso do Storytelling e técnicas de coleta de dados. Os resultados indicaram que a pesquisa-ação é a metodologia mais frequente, com o livro sendo o recurso predominante, e o questionário e a observação como as técnicas de coleta de dados mais comuns. Ademais, as principais contribuições identificadas foram o aprimoramento na aquisição de vocabulário, na produção oral e na escrita.
Referências
ALECRIM, B. B. Desenvolvimento da habilidade oral em língua espanhola com uso de histórias digitais: uma proposta na perspectiva do ensino crítico. Dissertação (Mestrado), Instituto Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
BILL, I. R.; TONELLI, J. R. A. O ensino de inglês para crianças com deficiência visual e/ou baixa visão: um estudo sobre educação inclusiva. Revista Coralina, v. 1, n. 1, p. 14-38, 2019. Disponível: https://www.revista.ueg.br/index.php/coralina/article/view/8769. Acesso em: 10 jul. 2024.
COELHO, I. M. W. da S. Desenvolvimento de pesquisas educacionais: implicações teórico-metodológicas, propostas e desafios da gestão de dados científicos. Revista Exitus, Vol. 12, p. 1-25, e022069, 2022. Disponível em: http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index. php/revistaexitus/article/view/1762/1282. Acesso em: 10 jul. 2024.
COELHO, I. M. W. da S. DATACON: uma proposta metodológica para realização de pesquisas na área educacional. Revista Contrapontos, vol. 23, n. 1, 2023, p. 1-19. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/19053. Acesso em: 10 jul. 2024.
CONCEIÇÃO, A. L. da. Educação para a diversidade linguística e para o desenvolvimento sustentável em aula de inglês no 1º CEB. Dissertação (Mestrado), Universidade de Aveiro, Aveiro, 2017.
DANTAS, A. C. F. Contributos do método Montessori no ensino de inglês as crianças. Dissertação (Mestrado), Universidade de Minho, Braga, 2020.
DANTAS, S. S. A prática docente em tempos de pandemia de covid-19: inquietação produtiva. In: Conedu. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2021. p. 216-231. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74357. Acesso em: 10 jul. 2024.
DOMINGUES, B. M. F. de O. Storytelling: uma ferramenta de ensino e aprendizagem de língua inglesa no 1º ciclo do ensino básico. Dissertação (Mestrado), Universidade de Minho, Braga, 2019.
ESTEBAN, M. T.; GOMES, A. V. Storytelling as a Didactic Proposal to Approach Culture Topics in a Fifth Graders' Classroom. Cuadernos de Lingüística Hispânica, v. 33, 2019. https://doi.org/10.19053/0121053X.n33.2019.8952. Acesso em: 10 jul. 2024.
FELISBINO, E. G. GUBERT, A. L. Storytelling como recurso didático pedagógico no processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa para crianças em escola privada. TCC (Especialização), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Xanxerê, 2021.
FERNANDES, M. A., FELICETTI, V. L., L. SZEZECINSKI, A. F. M. Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica. Comunicação & Educação, v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p69-81. Acesso em: 10 jul. 2024.
FERREIRA, S. da F. O desenvolvimento de competências de cidadania com recursos artísticos: uma experiência no ensino de inglês a crianças. Dissertação (Mestrado), Universidade de Minho, Braga, 2020.
FORTUNATO, M. A. dos S. (2018). Glory! Glory! What’s in a story?. Sensos, v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i1.2524. Acesso em: 29 set. 2024.
GALVÃO, A. S. M., ASSIS, E. P., LIMA, A. P. (2020). Contar histórias nas aulas de inglês para crianças: sugestões para professores. Via Litterae, v. 12, ,n. 2. http://www.revista.uepg.br/index.php/via litterae/. Acesso em: 10 jul. 2024.
GAVA, E. A. da S. Narrativas digitais: contribuições a produção textual e ao letramento digital no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado), Universidade do Oeste do Paraná, Campus, Cascavel, 2015.
GIORDANO, A. A arte de contar histórias e o conto de tradição oral em práticas educativas. Revista Construções Psicopedagógicas, v. 21, n. 2, p. 26 – 45, 2013. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542013000100004. Acesso em: 10 jul. 2024.
GODINHO, A. P. R. The importance of stories to promote. Dissertação (Mestrado), Universidade de Lisboa, Lisboa, 2020.
GONZÁLEZ MESA, P. A. Digital Storytelling: Boosting Literacy Practices in Students at A1-Level. HOW, v. 27, n. 1, p. 83–104, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.19183/how.27.1.505. Acesso em: 10 jul. 2024.
GOMES, H. O. Storytelling: contando histórias, aprendendo inglês. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 1, 2008.
GOMES, G. L., MALDANER, L. de C. B. F. A contação de histórias em língua inglesa como estratégia de ensino no curso de letras. VI CONEDU. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2019. https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58126. Acesso em: 10 jul. 2024.
GRANT, Maria J.; BOOTH, Andrew. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, v. 26, p. 91-108, 2009.
HERRERA ARENCIBIA, I., ACOSTA, P. R., PÉREZ, R. A. La narración de cuentos para contribuir a la enseñanza del inglés. Mendive, v. 19, n .1, p. 103-119, 2020. http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2215. Acesso em: 10 jul. 2024.
KIM, S. Devoloping autonomous learnig for oral proficiency using digital storytelling. Language Learning and Technology, v. 18, n. 2, 2014. Disponível em: http://llt.msu.edu/issues/june2014/action1.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.
KITCHENHAM, B. A.; CHARTERS, S. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE, v. 2, 2007. Disponível em: https://legacyfileshare.elsevier.com/promis_misc/525444systematicreviewsguide.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.
LANDRUM, R. BRAKKE, K. MCCARTHY, M. A. O poder pedagógico do Storytelling. Scholarship of Teaching and Learning. Psychology, v. 5, n. 3, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1037/stl0000152. Acesso em: 10 jul. 2024.
LEONG, A.C.H., ZAINOL ABIDIN, M.J., e Saibon, J. Learners’ Perceptions of the Impact of Using Digital Storytelling on Vocabulary Learning. Teaching English with Technology, n. 19, v. 4, p. 3-26, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1233478. Acesso em: 10 jul. 2024.
MADDALENA, T. L., MARTINS, V., SANTOS, É. Criar histórias, narrar a vida e produzir audiovisualidades: Digital Storytelling na formação docente. EM TEIA, v. 10, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/240024. Acesso em: 06 out. 2024.
MENDES DE SÁ, M. DE F. Abrir horizontes e Janelas para o mundo: as histórias na promoção da consciência intercultural e educação para cidadania. Dissertação (Mestrado), Universidade de Minho, Braga, 2017.
MINCATO, M. C. A hora do conto associada ao lúdico no ensino e aprendizagem de inglês: uma experiência de ensino. Dissertação (Mestrado), Universidade La Salle, Canoas, 2017.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.
MOLLICA, M. C., BATISTA, H. R., QUADRIO, A. C. O remoto no ensino de língua na pandemia da covid-19- experimentação in vitro, experimentação in vivo. Revista Linguística, 2020. https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a43736. Acesso em: 4 jun. 2024.
MOTA, S. M. DA S. Todos temos uma história: storytelling na promoção da cidadania. Dissertação (Mestrado), Universidade de Minho, Braga, 2019.
NEVES, J. L. D. S. How do I use stories in primary English education as a vehicle for learning?. Dissertação (Mestrado), Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2021.
OLIVEIRA, S. D. “Kwesukasukela”- From many, many millet granaries ago to Once upon a time: Ubuntu’s 21 century skills intermingled with oral traditional storytelling. Sensos-E, v. 5, n. 1, p. 70–87, 2018. Disponível em: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/2523/656. Acesso em: 4 jun. 2024.
OLIVEIRA, D. de S. L. Storytelling como estratégia de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre, Porto Alegre, 2020.
OURO, S. (2018). A aquisição de vocabulário através de histórias na aula de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação (Mestrado), Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.
PALACIOS, F., Terenzzo, M. O guia completo do Storytelling. 1°. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
PONTES, A. Uso da narrativa multimodal como ferramenta pedagógica no ensino de inglês no 1° CEB. Dissertação (Mestrado), Universidade de Lisboa, Lisboa, 2021.
RAMOS, S. M. M. The use of new technologies to motivate primary students through storytelling. Dissertação (Mestrad0, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.
SANTOS, K. B. Sou do Candyall Guetho Square, sou do mundo e tenho algo para lhe falar: a contação de histórias como ação social nas aulas de inglês como língua franca (ILF) no Candeal. Tese (Doutorado), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
SILVA ESTREMINA, M. C. de O. Animar a educação: contributo do audiovisual e storytelling interativo no ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação (Mestrado), Universidade de Minho, Braga, 2020.
SILVA, L. P., DALFOVO, V. T. Biography and storytelling: a identidade e a subjetividade na aula de inglês no ifa/fivu. Revista X, v. 16, n. 4, p. 1011-1037, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/81371. Acesso em: 4 jun. 2024.
TAVARES, D. P. O Storytelling como estratégia na representação do conhecimento: estudos de caso das hipermídias do projeto e-Tec Idiomas. Dissertação (Mestrado), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Pelotas, 2016.
TONELLI, J. R. A. Histórias infantis no ensino da língua inglesa para crianças. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.
TONELLI, J. R. A.; GUIDOTTI, A. F. O.; SELBACH, H. V. Emoções e educação linguística em línguas adicionais por meio de contação de histórias para e na infância: uma proposta para a educação bi, multi e plurilíngue. Revista de Letras Norte@mentos, v. 16, n. 46, 2023. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/11425. Acesso em: 4 jun. 2024.
VALENÇA, M. M., TOSTES, A. P. B. Storytelling como ferramenta de aprendizagem ativo. Carta Inter, v. 14, n. 2, p. 221-243, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21530/ci.v14n2.2019.917. Acesso em: 4 jun. 2024..
XAVIER, A. Storytelling: histórias que deixam marcas. 2. ed. Rio de Janeiro: Best Business, 2015.