LÍNGUA INGLESA NO COMÉRCIO EXTERIOR: SEU RELACIONAMENTO COM DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES
Palavras-chave:
Comércio Exterior, Graduação Tecnológica, Formação Profissional, Ensino da Língua InglesaResumo
Este trabalho objetivou investigar como estão relacionados o ensino do Inglês e as necessidades formativas desse idioma segundo a visão de dois docentes de disciplinas profissionalizantes de um curso superior de tecnologia em Comércio Exterior oferecido por uma faculdade tecnológica brasileira. Segundo Costa (2014), o domínio da Língua Inglesa não é tão somente imprescindível para o exercício profissional do egresso daquela graduação tecnológica, mas também durante o exercício de sua própria condição de acadêmico no tocante à realização de disciplinas profissionalizantes interessadas por aquele idioma no curso. Para conhecer, portanto, como estaria o ensino da Língua Inglesa no seu relacionamento com disciplinas profissionalizantes em Comércio Exterior, foi realizado um estudo de caso para o qual foram entrevistados dois professores de disciplinas profissionalizantes que se apoiam no conhecimento do idioma Inglês para o desenvolvimento de seus respectivos conteúdos na faculdade tecnológica investigada. Nesse sentido, pesquisas relacionadas com ensino e aprendizagem de Línguas (LEFFA, 2011; TERMERO, 2009; ALMEIDA FILHO, 1993), relevância do idioma Inglês no Comércio Exterior (NORBIM, 2013; ANTONIO, 2005) e formação em Língua Inglesa do tecnólogo neste curso superior (COSTA, 2014), constituíram a revisão bibliográfica necessária para o norteamento da pesquisa como um todo e para a compreensão da relevância do domínio do idioma inglês no que importa à formação e ao exercício profissional do tecnólogo em questão. Os resultados obtidos apontaram para a existência de uma certa dissociação entre o que prescritivamente se propõe para o ensino da Língua Inglesa na formação em questão e o que de fato dele se espera pelos professores das disciplinas profissionalizantes entrevistados. O trabalho chega ao seu termo com encaminhamentos propostos por estes professores para dirimir tal dissociação.
Referências
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