ESCRITA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Escrita colaborativa, Ensino tecnológicoResumo
Um dos desafios do ensino de inglês é trazê-lo para a realidade do aluno e integrá-lo à sua necessidade. O presente trabalho propõe a interdisciplinaridade entre o Inglês VI e o Laboratório de Desenvolvimento em Banco de Dados VI, disciplinas ofertadas semestralmente aos alunos do sexto semestre de Banco de Dados da FATEC Bauru. O objetivo deste trabalho qualitativo foi identificar e categorizar as principais dificuldades dos discentes em relação à escrita do relatório em inglês. A fim de estimular o envolvimento dos alunos, foi utilizada a escrita colaborativa por meio do Google Docs, tal ferramenta permite trabalhar a escrita como processo, possibilitando que o aluno volte ao texto, observando os erros apontados pelo professor por meio dos “comentários”. Por sua vez, o professor ao ler os textos pode identificar as reais necessidades apresentadas pelos alunos e replanejar suas aulas a fim de contemplar as deficiências apresentadas.
Referências
CHAPELLE, C. 2007. Technology and Second Language Acquistion, Iowa State University. Disponível online em:
https://lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1039&context=engl_pubs. Acesso em: 01 jul. 2018
COTOS, E. 2011. Potential of automated writing evaluation feedback. CALICO Journal 28 (2), 420-459. Disponível online em:
https://lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=1 058 &context=engl_pubs. Acesso em: 01 ago. 2018
DÖRNYEI, Z. 2007. Research Methods in Applied Linguistics: Quantitative, Qualitative and Mixed Methodologies. Oxford: Oxford University Press.
JAPIASSU, H. 1976. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda.
FAZENDA, I. C. A. et al. (Org.).1996. Práticas interdisciplinares na escola. 3. ed. São Paulo: Cortez.
LÜCK, H. 2001. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 9. ed. Petrópolis: Vozes.
WRESH, W. 1984. The computer in composition instruction: A writer’s tool. Urbana, IL: National Council of Teachers of English. Disponível online em:
https://lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1039&context=engl_pubs. Acesso em: 01 ago. 2018