ANÁLISE E USO DE APLICATIVOS CELULARES PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Victoria Martos HARRES Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brasil
  • Leonardo RUBIN Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brasil
  • Andressa BRAWERMAN-ALBINI Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brasil

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Aplicativos de língua, Ensino com aplicativos

Resumo

Com a constante expansão da tecnologia e o uso de smartphones por grande parte da população ao redor do globo, é inegável a presença desses aparelhos em salas de aula bem como de aplicativos de ensino de línguas. Uma das dificuldades que trabalhos que envolvem a tecnologia no ensino encontram ao discutir esse tópico é a expansão não linear da tecnologia e como lidar com essa expansão no mundo da educação. Mantendo essas dificuldades e metas em mente, este trabalho visa analisar aplicativos de línguas e propor possíveis usos desses recursos para fins pedagógicos. Duas grandes etapas nortearam esta pesquisa: a análise de dois aplicativos de línguas usados mundialmente (Duolingo e Memrise) e o contraste com a literatura prévia sobre aplicativos celulares e ensino. Os dados levantados apontam que os aplicativos sofreram grandes mudanças positivas –acessibilidade, funcionalidade e adaptabilidade-, mas ainda não podem ser utilizados independentemente de um instrutor.

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Publicado

09/07/2021

Como Citar

HARRES, V. M. ., RUBIN, L., & BRAWERMAN-ALBINI , A. (2021). ANÁLISE E USO DE APLICATIVOS CELULARES PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA . evista BTecLE, 4(1), 041–058. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/254

Edição

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