GERAÇÃO ALFA E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES A RESPEITO DA MUDANÇA DE PERFIL GERACIONAL

Cristiane Aparecida Decco Kawamura

Resumo


Este trabalho objetiva analisar o impacto das mudanças geracionais no perfil do aluno da geração alfa, as influências que sofreram da geração Z, bem como as percepções que os professores especialistas de uma escola estadual de tempo integral envolvidos na pesquisa têm dessa mudança e no que isso implica em suas práticas em sala de aula, especialmente no ensino da Língua Inglesa. Inicialmente apresenta-se uma breve leitura das classificações geracionais, seguida do perfil da geração alfa e suas especificidades na aprendizagem geral e na da Língua Inglesa. A coleta de dados para este estudo envolve entrevistas com professores e notas de campo de aulas ministradas para alunos de terceiros e quintos anos do ensino fundamental I, cujo intuito foi o de entender qual é atual perfil de estudante da geração alfa, enquanto aluno do Ensino Fundamental I, levando os profissionais a uma reflexão sobre a metodologia aplicada em sala de aula e sua eficácia na abordagem com tais alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


Adaptado de entrevista do educador Mário Sérgio Cortella ao Jornal da Globo. Disponível online em: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/11/pesquisa-inedita-traca-operfil-do-jovem-brasileiro-da-geracao-y.html. Acesso em: 01 out. 2019.

ANDRADE, Karen. Guia Definitivo da Educação 4.0. Disponível online em: https://www. plannetaeducacao.com.br/portal/guia-definitivo-da-educacao-40. Acesso em: 01 out. 2019.

ANDRADE, Maria. Ensino de Língua Inglesa e as novas tecnologias: mediações pedagógicas e interação social. Disponível online em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/ bitstream/123456789/6330/1/PDF%20-%20Maria%20de%20Andrade.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

BORGES, Lucivanda, SALOMÃO, Nádia Maria Ribeiro. Aquisição da Linguagem: Considerações da Perspectiva da Interação Social. In: Psicologia: Reflexão e crítica. Unviersidade Federal do Paraná, 2003. p. 327-336.

COORTE. In: DICIONÁRIO da Língua Portuguesa. Priberam Informática, 2020. Disponível online em: https://dicionario.priberam.org/coorte. Acesso em: 25 mar. 2020.

CRYSTAL, David. English as a global language. United Kingdom: Cambridge University Press, 2003.

EMERSON, Robert M.; FRETZ, Rachel I.; SHAW, L. Linda. Notas de campo na pesquisa etnográfica. Disponível online em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/RevTendenc/ article/download/690/606. Acesso em: 18 mar. 2020.

ERICKSON, F. Qualitative research methods of Science Education. In: FRASER, B.; TOBIN, K.G. International Handbook of Science Education. London: Kluber Academic Publishers, 1998, p. 1155-1173.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra.

GENTE. GLOBO. Presente e futuro: por dentro do cérebro alfa. Disponível online em: https://gente.globo.com/por-dentro-do-cerebro-alpha/. Acesso em:11 mar. 2020.

HOTWIRE THE GLOBAL COMMUNICATIONS. Understanding Generation Alpha. Disponível online em: https://www.hotwireglobal.com/generation-alpha. Acesso em: 08 mar. 2020.

JORDÃO, Matheus Hoffmann. A mudança de comportamento das gerações X,Y,Z e Alfa e suas implicações. Disponível online em: http://www.gradadm.ifsc.usp.br/dados/20162/ SLC0631-1/geracoes%20xyz.pdf. Acesso em: 16 set. 2019.

LULIO, Melissa. Geração Baby Boomer, X, Y ou Z: entenda onde você se encaixa. Disponível online em: https://www.consumidormoderno.com.br/2017/02/20/geracao-baby-boomer-x-y-z-entenda. Acesso em: 25 mar. 2020.

MEGALE, Antonieta. Ensino de inglês em uma perspectiva interdisciplinar. Disponível online em: https://www.richmondshare.com.br/ensino-de-ingles-em-uma-perspectiva-interdisciplinar/. Acesso em: 20 set. 2020.

MCCRINDLE, Mark; FELL, Ashley. Understanding Generation Alpha. Disponível online em: https://generationalpha.com/wp-content/uploads/2020/02/Understanding-Generation-Alpha-McCrindle.pdf. Acesso em: 08 mar. 2020.

MORAN, José Manuel. Como transformar nossas escolas: Novas formar de ensinar a alunos sempre conectados. 2017. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/08/transformar_escolas.pdf. Acesso em: 01 out. 2019.

______. Perspectivas (virtuais) para a educação. In: Mundo Virtual, Cadernos Adenauer IV, abril, n. 6. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, 2004. p. 31-45.

OLIVEIRA, Genori da Silva. Geração Alpha entre a realidade e o virtual: o sujeito digital. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso de bacharel em Psicologia – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, Ijuí, 2019.

PEW RESEARCH CENTER. The Whys and Hows of Generation Research. Estados Unidos. 2015. Disponível online em: https://www.people-press.org/2015/09/03/the-whys-and-hows-of-generations-research. Acesso em: 25 mar. 2020.

ROCHA, Claudia Hillsdorf. A Língua Inglesa no Ensino Fundamental I Público: Diálogos com Bakhtin por uma formação plurilíngue. Disponível online em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132009000200006&script=sciabstract&tlng =pt. Acesso em: 20 ago. 2020.

_______. Propostas para o Inglês no Ensino Fundamental I Público: Plurilinguismo, Transculturalidade e Multiletramentos. Disponível online em: http://taurus.unicamp.br/ bitstream/ REPOSIP/269818/1/Rocha_ClaudiaHilsdorf_D.pdf, Acesso em: 13 ago. 2020.

TAPSCOTT, D. A hora da geração Digital. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira Participações, 2010.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. The identity of “World English”. Disponível online em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Livros/New_Challenges/07-Kanavillil%20Raja gopalan.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

REGO, Thereza Cristina. Pressupostos Filosóficos e implicações educacionais do pensamento vygotskiano. In: VYGOTSKY Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Editora Vozes, 1995, p. 85-118.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Disponível online em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 18 mar. 2020.

TUTORES EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR. Geração Alpha e o futuro da Educação. Disponível online em: https://tutores.com.br/blog/?p=958.Acesso em: 01 out. 2019.

VEEN, Wim; WRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2020)

______________________________________________________________________________