PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS DO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Elba Cecília de Souza FERNANDES Faculdade Cultura Inglesa, São Paulo/SP, Brasil

Palavras-chave:

Ludicidade, Ensino, Inglês, Crianças

Resumo

A educação é a ação de lapidar as capacidades intelectuais humanas, de forma contínua. Partindo do princípio que o brincar ocorre no cotidiano infantil e que é uma necessidade para a criança, pensar em atividades que proporcionem momentos de interação relacionados a um direcionamento focado na aprendizagem de uma segunda língua, no caso, inglês, incentiva à participação, a comunicação e a socialização. Esse artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o uso de práticas lúdicas no ensino de língua inglesa para crianças do ensino fundamental I, evidenciando a importância da utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de língua inglesa, tendo como base pensadores que defendem o ensino através do lúdico, e como essas práticas podem contribuir para um desenvolvimento integral do aluno, com uma aprendizagem significativa com a criança como protagonista, ampliando suas habilidades sociais e cognitivas e com o professor em um papel de mediador.

Referências

ALMEIDA, P.N.de. Educação Lúdica: Teorias e práticas. Volume 1 – Reflexões e fundamentos. 1.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

BROWN, H.D. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. 2.ed. Pearson, 2001.

FRIEDMANN, A. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006.

KOFKA, K. O problema do desenvolvimento na Psicologia Estrutural. In: Fundamentos do Desenvolvimento Psicológico. Moscou-Leningrado: Sozekgiz, 1934.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: Uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n. 3, p. 443-466, set/dez. 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. L. S. Vygotsky; Organizadores Michael Cole, Vera JohnSteiner, Sylvia Scibner, Ellen Souberman; Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6.ed. São Paulo: Martins Fonte, 1998.

Downloads

Publicado

21/12/2021

Como Citar

FERNANDES, E. C. de S. (2021). PRÁTICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇAS DO FUNDAMENTAL I . evista BTecLE, 5(1), 371–382. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/317

Edição

Seção

Artigos