AS DIFICULDADES E NECESSIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Monica Kanashiro

Resumo


Este artigo investiga, por meio de questionários, as necessidades de aprendizagem de língua inglesa de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal da zona oeste de São Paulo, a fim de que professores possam repensar sua prática docente buscando novas propostas e alternativas de trabalho a serem desenvolvidas com os alunos desse contexto a fim de atender suas necessidades de aprendizagem. A pesquisa está embasada nos sete saberes necessários à educação do futuro de Morin (2001), na perspectiva de Freire (1996) sobre a pedagogia da autonomia e no professor como intelectual transformador de Giroux (1997). 



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Referências


ALMEIDA, A. de., CORSO, A. M. A educação de jovens e adultos: aspectos históricos e sociais. Paraná, 2015.

BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.


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ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2020)

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