COMPREENSÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS (D)E ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Carolina de Medeiros CECATTO Faculdade Cultura Inglesa, São Paulo/SP, Brasil

Palavras-chave:

Compreensão oral, Língua inglesa, Estratégia

Resumo

Esta pesquisa investiga como o impacto do uso de estratégias da habilidade de escuta, em inglês, pode favorecer o desempenho de alunos do Ensino Fundamental II. Com o apoio de estratégias específicas, objetivou-se auxiliá-los a ter mais motivação e buscar relevância nas tarefas de compreensão oral. Utiliza-se neste estudo a pesquisa-ação, a fim de gerar reflexões sobre as ações do professor e dos alunos de uma escola pública do município de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, sondagens e sequências de atividades com foco em estratégias de compreensão oral. A análise dos dados foi respaldada nas teorias de Scrivener (2011), Brown (2001) e Field (2009), valorizando o processo em vez do resultado. As dificuldades experienciadas pelos alunos relacionavam-se ao processamento de estratégias de informações específicas e, durante as atividades, puderam entendê-las mais. Os resultados obtidos promovem reflexões sobre a relevância das microtarefas aplicadas.

Referências

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

CECATTO, C. de M. . (2021). COMPREENSÃO ORAL EM LÍNGUA INGLESA: PRÁTICAS (D)E ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA . evista BTecLE, 5(1), 292–310. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/323

Edição

Seção

Artigos