O PROCESSO DE ESCRITA PARA TURMAS NUMEROSAS ATRAVÉS DA RELEITURA DE NARRATIVAS

Autores

  • Anne Caroline Leme Ayres DE OLIVEIRA Faculdade Cultura Inglesa, São Paulo/SP, Brasil

Palavras-chave:

Releitura, Escrita, Linguagem, Discurso

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o processo de escrita para turmas numerosas através da releitura de narrativas. Assim, no decurso da elaboração de um texto, os estudantes devem ser levados a compreender para quem estão escrevendo, os motivos que os levaram a escrever e a forma discursiva adequada à situação comunicativa. Os resultados obtidos indicam que a metodologia oferecida reconhece a escrita como uma interação social, por isso considerar a linguagem como discurso, é sobretudo reconhecer o dialogismo, partindo da premissa de que, para obter uma melhor compreensão sobre o processo de escrita, é fundamental o estudo de estratégias metodológicas. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho foi a de pesquisa-ação com base etnográfica por meio de paradigma qualitativo. Que segundo Tripp, (2005, p. 447 apud GRUNDY; KEMMIS, 1982), “pesquisa-ação é uma forma de investigação-ação que utiliza técnicas de pesquisa consagradas para informar à ação que se decide tomar para melhorar a prática”. Desse modo, essa forma de pesquisa é adequada por permitir que o professor construa suas práticas na sala de aula e, ao mesmo tempo, reflita e aja com intervenção de maneira reflexiva quando necessário.

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

OLIVEIRA, A. C. L. A. D. (2021). O PROCESSO DE ESCRITA PARA TURMAS NUMEROSAS ATRAVÉS DA RELEITURA DE NARRATIVAS. evista BTecLE, 5(1), 383–396. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/329

Edição

Seção

Artigos