LETRAMENTO DIGITAL: COMPETÊNCIAS DIGITAIS NECESSÁRIAS E FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO APLICADAS À FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Thais Lari Braga CILLI UNESP, Bauru, Brasil e CEETEPS, São Paulo, Brasil
  • Cassia Leticia Carrara DOMICIANO UNESP, Bauru, Brasil

Palavras-chave:

Formação Docente, Tecnologia na Educação, Letramento digital, Ferramenta de diagnóstico, Competências Digitais

Resumo

A comunicação entre docentes e discentes depende cada vez mais do nível de letramento digital de ambas as partes, haja vista as dificuldades enfrentadas pela Educação durante a pandemia Covid-19. Este artigo visa apresentar um estudo realizado pelo Comitê Europeu - União Europeia, o qual resulta em um framework para a identificar o estado de letramento digital de indivíduos, bem como para apontar caminhos para seu aperfeiçoamento. Propõe-se, para pesquisas futuras, o uso da ferramenta Test Ikanos, um teste gratuito de autodiagnóstico para identificar o nível de letramento digital, para que docentes ou discentes em contexto nacional possam avaliar-se. Essa ferramenta, bem como outros recursos disponíveis, pode ser utilizada por indivíduos, organizações, instituições de ensino e órgãos de pesquisa, a fim de medir os níveis de letramento digital, com vistas à sua otimização.

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Publicado

12/07/2021

Como Citar

CILLI, T. L. B., & DOMICIANO, C. L. C. (2021). LETRAMENTO DIGITAL: COMPETÊNCIAS DIGITAIS NECESSÁRIAS E FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO APLICADAS À FORMAÇÃO DOCENTE . evista BTecLE, 5(1), 041–058. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/341

Edição

Seção

Artigos