LETRAMENTO DIGITAL: COMPETÊNCIAS DIGITAIS NECESSÁRIAS E FERRAMENTAS DE DIAGNÓSTICO APLICADAS À FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Formação Docente, Tecnologia na Educação, Letramento digital, Ferramenta de diagnóstico, Competências DigitaisResumo
A comunicação entre docentes e discentes depende cada vez mais do nível de letramento digital de ambas as partes, haja vista as dificuldades enfrentadas pela Educação durante a pandemia Covid-19. Este artigo visa apresentar um estudo realizado pelo Comitê Europeu - União Europeia, o qual resulta em um framework para a identificar o estado de letramento digital de indivíduos, bem como para apontar caminhos para seu aperfeiçoamento. Propõe-se, para pesquisas futuras, o uso da ferramenta Test Ikanos, um teste gratuito de autodiagnóstico para identificar o nível de letramento digital, para que docentes ou discentes em contexto nacional possam avaliar-se. Essa ferramenta, bem como outros recursos disponíveis, pode ser utilizada por indivíduos, organizações, instituições de ensino e órgãos de pesquisa, a fim de medir os níveis de letramento digital, com vistas à sua otimização.
Referências
CARRETERO, S. et al. DigComp 2.1: The Digital Competence Framework or Citizens. With eight proficiency levels and examples of use. Luxemburgo: Escritório de Publicações da União Europeia, 2017.
EUROPEAN COMMISSION. European Commission: EU Science Hub. [S. l.], 2021. Disponível em: https://ec.europa.eu/jrc/en. Acesso em: 9 abr. 2021.
FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson , 2008.
KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, jul. 2007. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242/196. Acesso em: 10 jun. 2021.
RABELLO, Cíntia Regina Lacerda. Aprendizagem na era digital – o papel da tecnologia no contexto escolar. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://abt-br.org.br/wp-content/uploads/2017/03/198.pdf#page=8. Acesso em: 10 jun. 2021.
QUEIROZ, Christina. Aprendizado em Risco. Revista Pesquisa Fapesp, ano 22, no 303, p.18-25, ano 22, n. 303, p.18-25, 2021.
RAMOS, S. T. M. Contribuições do Curso Elaboração de Material Educacional Digital- Nível Básico para o Letramento Digital de Professores de Inglês. São Paulo: Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - PUCSP, 2016.
TEST Ikanos. Disponível em: https://test.ikanos.eus/. Acesso em: 10 jun. 2021.
TEACHING digital profile, 2021. Coleção particular. Documento gerado após participação no Test Ikanos
WOLF, M. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999.
XAVIER, A. C. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Calidoscópio, Rio Grande do Sul, v. 9, n. 1, p. 3-14, jan/abr 2011.