TEACHING ENGLISH TO PRESCHOOL CHILDREN ONLINE: CHALLENGES AND PERSPECTIVES ABOUT TEACHING REMOTE

Autores

  • Giulia Mainardi DORNELLES Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil
  • Aline PACHECO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil

Palavras-chave:

Inglês como L2, Aprendizes crianças, Ensino/aprendizagem online, Aquisição de linguagem, tecnologia

Resumo

A pandemia do novo coronavírus impôs desafios aos sistemas educacionais ao exigir ajuste ao ensino remoto de emergência. Este artigo tem como objetivo fazer uma análise dos recursos disponíveis para professores no ensino de inglês online para crianças em fase pré-escolar e o tipo de atividades que os professores podem utilizar e criar para atender a faixa etária, adotando os recursos tecnológicos disponíveis. A proposta da análise é verificar como os professores podem ensinar inglês adequadamente à distância para crianças em tal estágio. Com uma breve revisão da literatura sobre alguns pressupostos teóricos básicos abrangidos pelo tema, propomos alguns planos de aula baseados em pesquisas teóricas e sugerimos atividades adequadas ao ensino online para aulas síncronas e assíncronas. Por fim, realizamos uma análise e discussão de ideias atuais com base em pesquisas teóricas, que revelam o quão desafiador é ensinar inglês para pré-escolares em um contexto de pandemia.

Referências

BRUNER, J. 1983. Child’s talk: learning to use language. Oxford: Oxford University Press.

CAMERON, L. 2001. Teaching languages to young learners. Cambridge: Cambridge University Press.

CONBOY, B.D.; KUHL, P.K. 2011. Impact of second language experience in infancy: brain measures of first and second language speech perception. Developmental Science, 14.2: 242-248. Oxford, UK.

DIAS, F.N.L. 2019. Ensino bilíngue e suas características no contexto brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

ECKHOLM, E. 2003. The SARS epidemic: Beijing. New York, NY. Available at: https://www.nytimes.com/2003/04/23/world/the-sars-epidemic-beijing-chinese-capitalcloses-schools-for-at-least-two-weeks.html. Accessed on: June 8th, 2020.

FROMKIN, V.; RODMAN R.; HYAMS, N. 2003. An introduction to language. 7th ed. Boston: Wandsworth.

LIGHTBOWN, P.; SPADA N. 1999. How languages are learned. (Revised edition). Oxford: Oxford University Press.

MARTÍNEZ, R. 2020. Supporting every teacher: How to teach primary-level learners online. Cambridge, UK. Available at: https://www.cambridge.org/elt/blog/2020/04/08/ supporting-every-teacher-how-teach- primary-level-learners-online/. Accessed on: June 1st, 2020.

PHILLIPS, S. 1993. Young learners. Oxford: Oxford University Press.

PINTER, A. 2012. The Cambridge guide to Pedagogy and practice in second language teaching. Cambridge: Cambridge University Press.

PUCHTA, H.; ELLIOTT, K. 2017. Activities for very young learners. Cambridge: Cambridge University Press.

SIGSWORTH, L. 2020. Supporting every teacher: storytelling online with young learners. Cambridge, UK. Available at: https://www.cambridge.org/elt/blog/2020/04/ 02/storytelling-online-with-young- learners/. Accessed on: May 22nd, 2020.

SPRATT, M.; PULVERNESS, A.; WILLIAMS, M. 2011. The TKT Course: Modules 1, 2 and 3. 2nd ed. Cambridge: Cambridge University Press.

VALENTE, D. 2020. Supporting every teacher: action and interaction as essential ingredients for teaching primary children online. Cambridge, UK. Available at: https:// www.cambridge.org/elt/blog/2020/04/01/action-interaction-teaching-primary-childrenonline/. Accessed on: June 1st, 2020.

VYGOTSKY, L. 1962. Thought and language. New York: Wiley.

WOOD, D.; BRUNER, J.; ROSS, G. 1976. The role of tutoring in problem solving. The Journal of Child Psychology and Psychiatry, 17.2: 89-100. England, UK.

Downloads

Publicado

12/07/2021

Como Citar

DORNELLES, G. M. ., & PACHECO, A. . (2021). TEACHING ENGLISH TO PRESCHOOL CHILDREN ONLINE: CHALLENGES AND PERSPECTIVES ABOUT TEACHING REMOTE. evista BTecLE, 5(1), 138–158. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/345

Edição

Seção

Artigos