TEACHING AND LEARNING ENGLISH FOR INTERNACIONAL RELATIONS: CHALLENGES AND PERSPECTIVES

ENSINAR E APRENDER INGLÊS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Aline Pacheco
  • Amália Boemeke Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Laura Pedron Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Internacionalização; Inglês para propósitos específicos; Inglês aplicado a relações internacionais.

Resumo

Internationalization as a phenomenon or activity naturally entangles the use of multiple languages and or a language as a lingua franca. This is why the teaching and learning of languages for this specific purpose needs to be reflected upon and discussed. This article aims to contribute to these reflections and discussions as it approaches some theoretical conceptions on Internationalization, Intercultural Communication and English for Specific Purposes. In order to verify the application of those concepts, a tentative survey was conducted through a questionnaire answered by undergraduate students of the International Relations Program in the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul. The answers reinforce the need of a mindful attitude towards teaching and learning English for International Relation Purposes as
communication seems to play a crucial role in Internationalization.

Biografia do Autor

Aline Pacheco

Professora Adjunta da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas disciplinas de Inglês Aplicado à Aviação (Curso de Ciências Aeronáuticas), Inglês Aplicado a Relações Internacionais (Curso de Relações Internacionais) e Língua Inglesa (Curso de Letras). 

Amália Boemeke, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharelanda no curso de Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista da revista Civitas de ciências sociais da PUCRS. Participante do grupo de pesquisa de Infância e Relações Internacionais da PUCRS.

Laura Pedron , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharelanda de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista BPA na pesquisa de Representatividade Programática de classe, gênero e raça na América Latina e participante do grupo de pesquisa OAPOC, Observatório de Ação Coletiva Transnacional e Política Comparada.

Referências

BOROWSKA, A. Shaping Cross-Cultural Awareness in Aviation English Communication. In: FÓRUM ICAEA, 15, 2013, Paris, France. Proceedings […]. Paris, France: Cross-cultural Awareness and Aviation English Training (15th ICAEA Forum), Paris, France. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/350556954_Shaping_Cross-Cultural_Awareness_in_Aviation_English_Communication on September 15th, 2022.

CALDIROLLA, A. English for International Relations. Milano: Educatt, 2013.

CASTRO, A. M. D. A. Da ótica da solidariedade à lógica do mercado: as estratégias de internacionalização do Ensino Superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 25., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: PUCSP/USP, 2011. CD-ROM

GRIFFTHS, M. 50 Grandes Estrategistas das Relações Internacionais. 1.ed. São Paulo: Editora Pinsky Ltda, 2004.

JACKSON, R.; SORENSEN, G. Introdução às Relações Internacionais: teorias e abordagens. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

KNIGHT, J. Cinco verdades a respeito da internacionalização. Ensino Superior Unicamp, Campinas, SP, 6 nov. 2012. Available in: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/international-higher-education/cinco-verdades-a-respeito-da-internacionalizacao. Accessed in: 14 set. 2022.

LIMA, M. C.; MARANHÃO, C. M. S. A. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 583-610, 2009. Available in: https://doi.org/10.1590/s1414-40772009000300004. Accessed in: September 15th, 2022.

MACKENZIE, I. English as a Lingua Franca. Routledge: New York, 2014.

MENDES, C. R. B. A internacionalização e a língua inglesa: uma relação simbiótica e seus conceitos básicos. São Luis, 2020. 43f.

OLIVEIRA, G. M. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 52, n. 2, p. 409-433, 2013.

PACHECO, A. (Org.). English for Aviation: Guidelines for Teaching and Introductory Research. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.

PACHECO, A. Teaching English for Specific Purposes and the importance of the academic background in Languages. Palestra na Escola de Humanidades, PUCRS, Porto Alegre, 2022.

PALTRIDGE, B.; STARFIELD, S. The Handbook of English for Specific Purposes. Malden, MA, USA: Wiley Blacwell, 2013.

SEIDLHOFER, B. Research perspectives on Teaching English as a lingua franca. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, UK, v. 24, p. 209-239, 2004. DOI: 10.1017/S0267190504000145.

VIANA, V.; BOCORNY, A.; SARMENTO, S. Teaching English for Specific Purposes. Virginia, USA: Tesol Press, 2019.

Downloads

Publicado

30/12/2022

Como Citar

Pacheco, A., Boemeke, A. ., & Pedron , L. . (2022). TEACHING AND LEARNING ENGLISH FOR INTERNACIONAL RELATIONS: CHALLENGES AND PERSPECTIVES: ENSINAR E APRENDER INGLÊS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. evista BTecLE, 6(2), 308–324. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1080

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA