ENSINAR E APRENDER INGLÊS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
ENSINAR E APRENDER INGLÊS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Keywords:
Internacionalização; Inglês para propósitos específicos; Inglês aplicado a relações internacionais.Abstract
A internacionalização como fenômeno ou atividade naturalmente envolve o uso de múltiplas línguas e/ou uma língua como língua franca. Por isso, os processos de ensino e aprendizagem de línguas para esse fim específico precisam ser refletidos e discutidos. Este artigo pretende contribuir com essas reflexões e discussões ao abordar algumas concepções teóricas sobre Internacionalização, Comunicação Intercultural e Inglês para Fins Específicos. A fim de verificar a aplicação desses conceitos, foi realizada uma pesquisa piloto por meio de um questionário respondido por alunos de graduação do Programa de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. As respostas reforçam a necessidade de uma atitude consciente em relação ao ensino e aprendizagem de Inglês Aplicado a Relações Internacionais, pois a comunicação parece desempenhar um papel crucial na internacionalização.
References
BOROWSKA, A. Shaping Cross-Cultural Awareness in Aviation English Communication. In: FÓRUM ICAEA, 15, 2013, Paris, France. Proceedings […]. Paris, France: Cross-cultural Awareness and Aviation English Training (15th ICAEA Forum), Paris, France. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/350556954_Shaping_Cross-Cultural_Awareness_in_Aviation_English_Communication on September 15th, 2022.
CALDIROLLA, A. English for International Relations. Milano: Educatt, 2013.
CASTRO, A. M. D. A. Da ótica da solidariedade à lógica do mercado: as estratégias de internacionalização do Ensino Superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 25., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: PUCSP/USP, 2011. CD-ROM
GRIFFTHS, M. 50 Grandes Estrategistas das Relações Internacionais. 1.ed. São Paulo: Editora Pinsky Ltda, 2004.
JACKSON, R.; SORENSEN, G. Introdução às Relações Internacionais: teorias e abordagens. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
KNIGHT, J. Cinco verdades a respeito da internacionalização. Ensino Superior Unicamp, Campinas, SP, 6 nov. 2012. Available in: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/international-higher-education/cinco-verdades-a-respeito-da-internacionalizacao. Accessed in: 14 set. 2022.
LIMA, M. C.; MARANHÃO, C. M. S. A. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 583-610, 2009. Available in: https://doi.org/10.1590/s1414-40772009000300004. Accessed in: September 15th, 2022.
MACKENZIE, I. English as a Lingua Franca. Routledge: New York, 2014.
MENDES, C. R. B. A internacionalização e a língua inglesa: uma relação simbiótica e seus conceitos básicos. São Luis, 2020. 43f.
OLIVEIRA, G. M. Política linguística e internacionalização: a língua portuguesa no mundo globalizado do século XXI. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 52, n. 2, p. 409-433, 2013.
PACHECO, A. (Org.). English for Aviation: Guidelines for Teaching and Introductory Research. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.
PACHECO, A. Teaching English for Specific Purposes and the importance of the academic background in Languages. Palestra na Escola de Humanidades, PUCRS, Porto Alegre, 2022.
PALTRIDGE, B.; STARFIELD, S. The Handbook of English for Specific Purposes. Malden, MA, USA: Wiley Blacwell, 2013.
SEIDLHOFER, B. Research perspectives on Teaching English as a lingua franca. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, UK, v. 24, p. 209-239, 2004. DOI: 10.1017/S0267190504000145.
VIANA, V.; BOCORNY, A.; SARMENTO, S. Teaching English for Specific Purposes. Virginia, USA: Tesol Press, 2019.