ENSINAR E APRENDER INGLÊS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

ENSINAR E APRENDER INGLÊS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Authors

  • Aline Pacheco
  • Amália Boemeke Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Laura Pedron Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Keywords:

Internacionalização; Inglês para propósitos específicos; Inglês aplicado a relações internacionais.

Abstract

A internacionalização como fenômeno ou atividade naturalmente envolve o uso de múltiplas línguas e/ou uma língua como língua franca. Por  isso, os processos de ensino e aprendizagem de línguas para esse fim específico precisam ser refletidos e discutidos. Este artigo pretende contribuir com essas reflexões e discussões ao abordar algumas concepções teóricas sobre Internacionalização, Comunicação Intercultural e Inglês para Fins Específicos. A fim de verificar a aplicação desses conceitos, foi realizada uma pesquisa piloto por meio de um questionário respondido por alunos de graduação do Programa de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. As respostas reforçam a necessidade de uma atitude consciente em relação ao ensino e aprendizagem de Inglês Aplicado a Relações Internacionais, pois a comunicação parece desempenhar um papel crucial na internacionalização.

Author Biographies

Aline Pacheco

Professora Adjunta da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nas disciplinas de Inglês Aplicado à Aviação (Curso de Ciências Aeronáuticas), Inglês Aplicado a Relações Internacionais (Curso de Relações Internacionais) e Língua Inglesa (Curso de Letras). 

Amália Boemeke, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharelanda no curso de Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista da revista Civitas de ciências sociais da PUCRS. Participante do grupo de pesquisa de Infância e Relações Internacionais da PUCRS.

Laura Pedron , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bacharelanda de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bolsista BPA na pesquisa de Representatividade Programática de classe, gênero e raça na América Latina e participante do grupo de pesquisa OAPOC, Observatório de Ação Coletiva Transnacional e Política Comparada.

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Published

2022-12-30

How to Cite

Pacheco, A., Boemeke, A. ., & Pedron , L. . (2022). ENSINAR E APRENDER INGLÊS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS: ENSINAR E APRENDER INGLÊS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. evista BTecLE, 6(2), 308–324. etrieved from https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1080

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA