PRODUÇÃO DE UM JORNAL SATÍRICO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Ana Luísa Viana RODRIGUES UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil
  • Maria Isabel Rios de Carvalho VIANA CEFET-MG, Divinópolis/MG, Brasil
  • Soares CRUZ UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil

Palavras-chave:

Estágio supervisionado de Inglês, Notícias satíricas, Gêneros discursivos, Prática social, Letramentos críticos

Resumo

O estágio contribui para a formação docente e permite a troca de experiências entre licenciandos e licenciados. Nesse sentido, o presente estudo é um relato do estágio realizado nas aulas de inglês em 3 turmas do 2º ano do ensino médio do CEFET/MG Campus Divinópolis. Devido à pandemia do COVID 19, todo o processo foi realizado remotamente, por meio da observação dos encontros síncronos e de atividades assíncronas. A partir das observações, levantou-se a necessidade de um maior engajamento dos alunos nas discussões e de se promover mais reflexões entre o grupo, seguidas de posicionamento crítico. Ao aliar tais percepções com a Análise Crítica de Gêneros, os letramentos críticos e os multiletramentos, foi pensada uma proposta de intervenção que consistia na produção de sátiras do gênero notícia. As produções revelaram um enorme potencial de criação dos alunos e o seu posicionamento crítico frente ao contexto social, político e cultural no qual estavam inseridos.

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Publicado

12/07/2021

Como Citar

RODRIGUES, A. L. V. ., VIANA, M. I. R. de C. ., & CRUZ, S. . (2021). PRODUÇÃO DE UM JORNAL SATÍRICO POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA. evista BTecLE, 5(2), 101–116. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/363

Edição

Seção

Artigos