PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA FATEC ZONA LESTE COM RELAÇÃO ÀS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DURANTE A FASE DE PANDEMIA

Autores

  • Mônica Éboli DE NIGRIS Fatec Zona Leste, São Paulo/SP, Brasil

Palavras-chave:

Professor Reflexivo, Bakhtin, Ensino de Língua Inglesa, Aulas Remotas, Pandemia

Resumo

Este texto tem por objetivo mostrar como a atuação reflexiva pode auxiliar no processo de aprimoramento da ação docente. O foco concentrou-se na primeira fase da pandemia em uma turma específica de ensino superior tecnológico em que a língua inglesa faz parte da grade curricular. Para sua execução foram usadas as abordagens de Bakhtin sobre signo ideológico (2002), esfera de atividade (2002) e o texto como construção cultural (2002), além do guia investigativo para o professor reflexivo, de Mckay (2003). O trabalho foi realizado a partir de rodas de conversa que nortearam a realização das perguntas do questionário feito no aplicativo Forms; das respostas dos alunos e da observação do contexto da pandemia. Os dados coletados apontam para uma percepção positiva de parte dos discentes com relação à aprendizagem por ensino remoto. Para gestores e docentes, apresentam-se desafios de infraestrutura tecnológica e de adaptações metodológicas.

Referências

BAKHTIN, M.. Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. 5ª.ed. (tradução de Aurora Fornoni Bernardini; José Pereira Jr., Augusto Góes Jr., Helena Spryndis Nazário; Homero Freitas de Andrade). São Paulo: Annablume/ HUCITEC), 2002.

BAKHTIN/ VOLOSHINOV, M.; V.N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 10ª.ed. , São Paulo: Editora HUCITEC/ Annablume, 2002.

BELEZIA; RAMOS; E. C.; Ivone M. L. Núcleo básico: planejamento e desenvolvimento do TCC – São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2011.

BRAIT; ROJO, B.; R. Gêneros: artimanhas do texto e do discurso. São Paulo: Escolas Associadas, s/d.

HARMER, J.. The Practice of English Language Teaching. New Edition. London/N.Y: Longman, 1991.

MCKAY, S. L. O Professor Reflexivo: Guia para Investigação do Comportamento em Sala de Aula (tradução Renata Oliveira). São Paulo: Special Book Services Livraria, 2003.

SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

Downloads

Publicado

12/07/2021

Como Citar

DE NIGRIS, M. Éboli . (2021). PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA FATEC ZONA LESTE COM RELAÇÃO ÀS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DURANTE A FASE DE PANDEMIA . evista BTecLE, 5(2), 077–088. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/378

Edição

Seção

Artigos