GÊNERO DO AVA: UMA EXPERIÊNCIA COM O FÓRUM PEDAGÓGICO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NO CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL – EaD (FATEC)

Autores

  • Denise Maria de Paiva BERTOLUCCI Faculdade de Tecnologia de Ourinhos, São Paulo/SP, Brasil

Palavras-chave:

Gênero Textual, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Comunicação e Expressão

Resumo

Neste relato de experiência, expõem-se ideias relacionadas a um dos gêneros do Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina Comunicação e Expressão (curso Tecnologia em Gestão Empresarial – EaD, de responsabilidade da Fatec São Paulo): o fórum pedagógico, ou seja, o espaço da plataforma para a interação entre professores-mediadores e professora responsável pela disciplina. Objetiva-se, primeiramente, a partir da apresentação de situações de estímulo e de resposta ao debate entre os profissionais mencionados, indicar as características que permitem reconhecê-lo como um gênero textual. Em segundo lugar, pretende-se discutir as razões de se considerar o AVA seu “suporte”. Finalmente, tenciona-se mostrar como a coexistência das tipologias textuais no gênero em foco colaboram na tarefa de preparação dos docentes para o debate com os alunos no fórum de dúvidas. A fundamentação teórica é de Marcuschi, nos textos “Gêneros textuais: definição e funcionalidade”(2002?) e “Produção textual, análise de gêneros e compreensão” (2008).

Referências

AUGUSTO, L. Cachaça João Andante perde briga para uísque Johnnie Walker e terá de abandonar o caminho. Disponível em: https://br.noticias.yahoo.com/cacha%C3%A7ajo%C3%A3o-andante-perde-briga-220000738.html Acesso em: 22 set. 2021.

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. 3. ed. rev. ampl.; 1 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

EAD – FATEC 2021-2. Comunicação e Expressão – 1º Semestre. https://eadfatec.cps.sp.gov.br/moodle20212/course/view.php?id=60 Acesso em: 15 out. 2021.

MAGALHÃES, A. L.; FOCHI, E. M.; ALBINO, L. C. D. Variação Linguística: Diferenças e Contextos. In: UA04 Comunicação e Expressão – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) – EaD. 2010a.

MAGALHÃES, A. L.; FOCHI, E. M.; ALBINO, L. C. D. Leitura e Análise de Texto: Contraste e Semelhanças Entre Textos. In: UA05 Comunicação e Expressão – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) – EaD. 2010b.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. [s.l.: s.n.], [2002?]

Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcusch i_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf Acesso em: 20 set. 2021.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. – São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MORAN, J. A educação pelo afeto nos transforma. [s.l.],18 ago. 2021. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/?p=1973 Acesso em: 19 ago. 2021.

QUEIRÓS, B. C. Beleza: tudo aquilo que você não dá conta de ver sozinho. [s.l.], 16 abr. 2020. Disponível em: https://youtu.be/3KMg-RoWYGk Acesso em: 19 ago. 2021.

TORI, R. Mídia, metodologia e hibridização (Palestra). Faculdade de Tecnologia de Ourinhos, 23 de julho de 2021.

Downloads

Publicado

21/12/2021

Como Citar

BERTOLUCCI, D. M. de P. . (2021). GÊNERO DO AVA: UMA EXPERIÊNCIA COM O FÓRUM PEDAGÓGICO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NO CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL – EaD (FATEC) . evista BTecLE, 5(3), 135–149. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/379

Edição

Seção

Artigos