ENSINANDO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE ROTEIROS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS DE INGLÊS NO CURSO GESTÃO EMPRESARIAL – EaD (FATEC)

Autores

  • Denise Maria de Paiva BERTOLUCCI Faculdade de Tecnologia de Ourinhos, Ourinhos, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

EaD, Linguagem Escrita, Língua Inglesa

Resumo

Este artigo traz algumas reflexões sobre o processo de elaboração de roteiros, os quais visam a orientar o aluno do curso Gestão Empresarial – EaD a realizar com êxito as atividades avaliativas de Inglês no ambiente virtual da aprendizagem. Parte-se da consideração da linguagem escrita como crucial na interação com o aprendiz dessa modalidade de ensino. O propósito é demonstrar que, embora se constitua um desafio para o professor encontrar a palavra, o tom, a síntese, a ênfase, o arranjo sintático adequados para chamar o aluno para o estudo e ensinar-lhe o conteúdo, isso é possível e desejável. Uma vez aceitas as limitações e as vantagens da modalidade, pode-se, inclusive, imprimir afetividade na condução do aluno à aprendizagem, culminando na realização bem-sucedida da atividade avaliativa. Tomam-se os textos de Catley LIMA; Michelle MACHADO (2010) e Ana Tinoco CABRAL; Alessandra CAVALCANTE (2010) como apoio para a premissa acerca da importância da escrita na Educação a Distância. 

Referências

CABRAL, A. L. T.; CAVALCANTE, A. F. Linguagem escrita. In: CARLINI, Alda Luiza; TARCIA, Rita M. Lino. 20% a distância e agora? São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

FACULDADE DE TECNOLOGIA – EAD FATEC CENTRO PAULA SOUZA – 2019-1.

Disponível em: <http://eadfatec.cps.sp.gov.br/moodle20191/course/view.php?id=33> Acesso em: 13 maio 2019.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Elaborado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

LIMA, C. S. ; MACHADO, M. J. As letras falam: afetividade e escrita em cursos de

Educação a Distância. 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Redes Sociais e

Aprendizagem. Anais Eletrônicos. 2010. Disponível em:

<http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Catley-Santos&Michellehttp://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Catley-Santos%26Michelle-Jordao.pdfJordao.pdf Acesso em 05 maio 2019.

Downloads

Publicado

12/07/2019

Como Citar

BERTOLUCCI, D. M. de P. . (2019). ENSINANDO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE ROTEIROS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS DE INGLÊS NO CURSO GESTÃO EMPRESARIAL – EaD (FATEC). evista BTecLE, 3(1), 108–119. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/112019178

Edição

Seção

Artigos