AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E COGNIÇÃO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA INTERATIVIDADE DA LINGUAGEM VOLTADA AO ENSINO E À TECNOLOGIA
Palavras-chave:
Aquisição, Língua Estrangeira, Linguagem, TecnologiaResumo
Este artigo tem o objetivo de refletir a linguagem como forma de interação, de modo a descrever teorias para a aquisição de segunda língua acopladas ao processo cognitivo de memorização e à inserção de tecnologia no meio educativo. É a partir da descrição de determinadas teorias que se pode promover uma reflexão sobre o modo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE), de forma a se pensar quais estratégias um professor de LE precisa disponibilizar durante as aulas para alcançar um ensino eficaz e de qualidade. Outrossim, foi pensando nesse processo que também se optou em discorrer sobre como a tecnologia, hoje em dia, contribui para facilitar a compreensão e aquisição de um novo idioma.
Referências
BARRETO, E. S. A escola e as tecnologias inteligentes. In. ALVES, L. R. G. e SILVA, J. B. da. (ORG.) Educação e Cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2001.
BRITO, G. S. A linguagem utilizada na internet. Entrevista concedida a @.educacional. Rio de Janeiro em agosto de 2006. Disponível em: http://www.educacional.com.br /entrevistas/interativa_adultos/entrevist a008.asp?strTitulo=A1 Acesso em: 21 abr. 2012.
DELVAL, J. Aprender a aprender. 3ª. ed. Campinas: Papirus Editora, 2000.
FRÓES, J. R. M. Educação e Informática: A relação Homem/Máquina e a questão da cognição. Brasília, março de 1999. Disponível em < http://.pr oinfo.gov.br /didatica/testosie/pr f_txtie4.shtm >. Acesso em: 07 abr. 2012.
KOCH, I. V. A interação pela linguagem. 8ª. ed. São Paulo: Contexto, 2003
LIEURY, A. Memória e Aproveitamento Escolar. Trad. Yvone Maria de Campos Teixeira da Silva. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
LIGHTBOWN P. M. & SPADA, N. How Languages are Learned: Revised Edition. 2nd. Edition, Oxford: Oxford University Press, 2000.
PAIVIO, A. Mental representations: A dual coding approach. Oxford: Oxford University Press, 1990.
STEVICK, EARL W. Working with Teaching Methods: What’s at stake? Ed. International Thompson, 1998.
TAJRA, S. M. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 2ª. ed. São Paulo: Érica, 2000.
TENÓRIO, R. Computadores de papel: Máquinas abstratas para um ensino concreto. 2ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.