FOREIGN LANGUAGE ACQUISITION AND COGNITION: A REFLECTION ON THE INTERACTIVITY OF LANGUAGE FOCUSED ON TEACHING AND TECHNOLOGY

Authors

Keywords:

Aquisição, Língua Estrangeira, Linguagem, Tecnologia

Abstract

This paper aims at reflecting on the language as mean of interaction, describing theories for second language acquisition related to memorization cognitive process as well as to technology insertion in the educative atmosphere. From the description of some theories it is possible to reflect on the foreign language teaching and learning process, considering which strategies a foreign language teacher should use inside the classroom to reach quality in teaching. Indeed, thinking about such process, this paper also focused on how the technology, nowadays, contributes to facilitate the comprehension and acquisition of a new language. Based on a descriptive-bibliographical methodology, it presented different learning theories which, associated with the use of technology, may contribute to a more dynamic and meaningful teaching.

Author Biographies

Valéria Cristiane Validório, FATEC JAHU

Possui Doutorado Direto em Estudos Linguísticos - Estudos da Tradução pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e Graduação em Tradução (Letras Com Habilitação de Tradutor) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Docente titular de Língua Inglesa I, II, III, IV, V e VI na FATEC - Faculdade de Tecnologia de Jahu - Centro Paula Souza, nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet, Sistemas de Navegação, Construção Naval, Gestão da Produção Industrial, Logística e Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Atuou como mediadora online e mediadora presencial no curso de Gestão Empresarial, na modalidade EaD, para as disciplinas de Língua Inglesa e Projeto Integrador. Coordena e desenvolve projeto junto ao Núcleo de Inteligência Competitiva - NIC INOVA Paula Souza, caracterizando atividades relativas à Tradução, Comunicação, Produtos de Inteligência e Manutenção do SISCOMPETE, junto à Divisão de Inteligência Competitiva. É membro da Comissão Organizadora e do Conselho Editorial da Revista Fatecnológica - FATEC Jahu, membro da CEPE, membro do Conselho de Curso de Sistemas para Internet, membro do NDE de Sistemas para Internet, e membro da Congregação da FATEC Jahu. Atuou como docente na UNESP Bauru (Faac), como professora substituta de Língua Inglesa e Língua Inglesa para Comunicação Empresarial para Jornalismo e Relações Públicas. Docente na Faculdade Gran Tietê, ministrando as disciplinas de Comunicação e Expressão I; Comunicação e Expressão II; Leitura e Interpretação de Textos e Metodologia da Pesquisa Científica nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Administração e Pedagogia. Atua como tradutora de textos técnicos e acadêmicos; intérprete de palestras e conferências em eventos; e como consultora linguística para empresas/profissionais liberais, com relação às línguas portuguesa e inglesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, tradução literária, estudos da tradução baseados em corpus, linguística de corpus, literatura brasileira traduzida, marcadores culturais, modalidades tradutórias, língua inglesa, ensino de língua inglesa, tecnologias voltadas ao ensino de línguas, ensino de línguas estrangeiras e proficiência em língua estrangeira.

Simone Cristina Mussio, FATEC JAHU

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara, Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista de Bauru, Especialista em Design Instrucional pela Universidade Anhanguera Uniderp, Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos, em Inglês pelo Centro Universitário de Maringá e Pedagoga pela Universidade Metropolitana de Santos. Possui também intercâmbio na área de Espanhol na Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente, é docente de Comunicação e Expressão, Leitura e Produção de Textos e Língua Espanhola na Faculdade de Tecnologia de Jahu e nas Faculdades Integradas de Jaú - SP. É responsável por disciplina (professor conteudista) e mediadora online em curso à distância. É membro da Comissão Organizadora e do Conselho Editorial da Revista Fatecnológica - FATEC Jahu. Integrante do NELF (Núcleo de Estudos de Linguagem) da Fatec Jahu e avaliadora de diversos periódicos científicos na área de letras e tecnologia. Tem vasta experiência na área de Ensino a Distância, Linguística e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, escrita/redação acadêmica/científica, letramentos, análise do discurso, estudos midiáticos, ensino de língua materna, ensino de espanhol como língua estrangeira, ensino de línguas para fins específicos, novas tecnologias aplicadas à educação e assessoria pedagógica.

References

BARRETO, E. S. A escola e as tecnologias inteligentes. In. ALVES, L. R. G. e SILVA, J. B. da. (ORG.) Educação e Cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2001.

BRITO, G. S. A linguagem utilizada na internet. Entrevista concedida a @.educacional. Rio de Janeiro em agosto de 2006. Disponível em: http://www.educacional.com.br /entrevistas/interativa_adultos/entrevist a008.asp?strTitulo=A1 Acesso em: 21 abr. 2012.

DELVAL, J. Aprender a aprender. 3ª. ed. Campinas: Papirus Editora, 2000.

FRÓES, J. R. M. Educação e Informática: A relação Homem/Máquina e a questão da cognição. Brasília, março de 1999. Disponível em < http://.pr oinfo.gov.br /didatica/testosie/pr f_txtie4.shtm >. Acesso em: 07 abr. 2012.

KOCH, I. V. A interação pela linguagem. 8ª. ed. São Paulo: Contexto, 2003

LIEURY, A. Memória e Aproveitamento Escolar. Trad. Yvone Maria de Campos Teixeira da Silva. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

LIGHTBOWN P. M. & SPADA, N. How Languages are Learned: Revised Edition. 2nd. Edition, Oxford: Oxford University Press, 2000.

PAIVIO, A. Mental representations: A dual coding approach. Oxford: Oxford University Press, 1990.

STEVICK, EARL W. Working with Teaching Methods: What’s at stake? Ed. International Thompson, 1998.

TAJRA, S. M. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 2ª. ed. São Paulo: Érica, 2000.

TENÓRIO, R. Computadores de papel: Máquinas abstratas para um ensino concreto. 2ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

Published

2022-06-30

How to Cite

Validório, V. C., Mussio, S. C., & Merlini, V. M. . (2022). FOREIGN LANGUAGE ACQUISITION AND COGNITION: A REFLECTION ON THE INTERACTIVITY OF LANGUAGE FOCUSED ON TEACHING AND TECHNOLOGY. evista BTecLE, 6(1), 60–73. etrieved from https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/16

Most read articles by the same author(s)