O INTERCÂMBIO VIRTUAL COMO MEIO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS E CULTURAIS: SUGESTÕES DE PARCERIAS PARA A APRENDIZAGEM DO ESPANHOL EM CURSOS DE LOGÍSTICA

Simone Cristina Mussio, Thaís Inagaki Andrade, Ana Laura Minutti

Resumo


Buscando a inovação e o enriquecimento nas formas de ensino de um estudante universitário, o presente artigo, ancorado em um estudo teórico, realizado por meio de pesquisas bibliográficas, tem como objetivo discorrer sobre o processo de internacionalização no âmbito educacional, de modo a destacar a importância dos intercâmbios virtuais na atualidade, os quais, em decorrência da situação pandêmica mundial, aumentaram exponencialmente. Para isso, foi apresentada a relevância dos projetos colaborativos internacionais, promovidos pelas Fatecs, com a intenção de demonstrar como a parceria de estudo com universidades estrangeiras pode contribuir para o aprimoramento de habilidades linguísticas, técnicas e multiculturais dos discentes envolvidos. Nesse sentido, este estudo, tendo em vista o ensino do espanhol em cursos de logística oferecidos pelas Fatecs, além de ter como finalidade relatar a importância desse idioma no cenário mundial, galga também sugerir possibilidades de parcerias entre universidades hispanofalantes para que os alunos participantes possam aperfeiçoar o idioma e as competências técnicas inerentes à sua área de atividade. A pesquisa não tem o propósito de oficializar tais processos de internacionalização, haja vista que trâmites burocráticos os precedem, mas visa, sim, contribuir com alternativas de parcerias que podem servir como base para o aprofundamento de conteúdos atinentes à língua espanhola e à logística.

Texto completo:

PDF

Referências


ABC do ABC. Intercâmbios virtuais crescem no segundo semestre de 2020. Disponivel em: . Acesso em: 8 Abril 2021.

AIESEC. Internacionalização de empresas brasileiras: 5 exemplos de sucesso. Aiesec, 2020. Disponível em:

BIJNENS, H, BOUSSEMAERE, M., RAJAGOPAL, K., BEECK, I. O. DE, AND VAN PETEGEM, W. European Cooperation in Education Through Virtual Mobility. A Best-Practice Manual. Heverlee, Belgium: EUROPACE IVZW, 2006.

COLANTUONO, A. C. D. S. A importância da língua espanhola na atuação do tecnólogo em comércio exterior: uma análise das relações comerciais e econômicas entre o Brasil e a região onde há hispanofalantes. Cadernos da Funcamp, v. 19, p. 22-34, 2020.

CARMONA, Homero. Intercâmbio Virtual: A experiência de Estudar Fora, à distância! Intercâmbio e Viagem. 2020. Disponível em: https://intercambioeviagem.com.br/intercambio-virtual-a-distancia/. Acesso em: 04 de abril 2021.

CARVALHO, Rodrigo. Intercâmbio virtual: 6 motivos para viajar sem sair do lugar. Blue intercâmbios, 2020. Disponível em: . Acesso em: 01 de abril 2021.

DE WIT, H. COIL – Virtual Mobility Without Commercialisation. University World

News. 2013.

FARINA, E. Intercâmbio online ganha força diante da pausa dos cursos no Exterior devido à pandemia. GZH, 2020. Disponivel em: . Acesso em: 02 abr 2021.

G1. Processo de internacionalização fortalece intercâmbio entre países. Globo.com, 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/novos-futuros/noticia/2016/09/processo-de-internacionalizacao-fortalece-intercambio-entre-paises.html. Acesso em: 03 de abril 2021.

HARRIS, S., & WHEELER, C. Entrepreneurs' relationships for internationalization: functions, origins and strategies. International business review, 14(2), 187-207, 2005.

HAWAWINI, G. The internationalization of higher education institutions: a critical review and a radical proposal. Singapore: ISEAD, 2011.

HOINASKI, Fabio. 7 habilidades necessárias ao profissional do segmento de logística. IBID-Sistem Solutions, 2017. Disponível em: . Acesse em 11 abr. 2021.

LINCROS. 4 pontos de atenção para ser um bom profissional de logística, 2018. Disponível em:. Acesso em: 10 abr. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília: Ministério da Educação, 3.ed, 2016.

MIURA, I. K. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo em três áreas de conhecimento. Ribeirão Preto: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP, 2006. p. 32. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2021.

MORAES, C. D. C. S. B. D. et al. Reflexões sobre projetos de internacionalização virtual no aprendizado da administração: criação de valor por meio do desenvolvimento de competência intercultural. XXI Semead - seminários em administração , Novembro 2018. ISSN ISSN 2177-3866.

MORENO, Diana. 5 motivos para você aprender espanhol. Los Viageiros, 2019. Disponível em: . Acesso em: 04 de abril 2021.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2a edição. São Paulo: Cortez, Brasília, 2000.

MUSSIO, Simone Cristina; SILVA, Viviane Maria da. A influência do espanhol no ramo logístico e empresarial. Fatecnológica/Revista de gestão e Tecnologia da Fatec Jahu n.10, 2017 P.40 a 53. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2021.

NAÇÕES UNIDAS (UNITED NATIONS). Department of Economic and Social Affairs, Population Division. World Population Prospects 2019, Online Edition. Rev. 1.

PEREIRA, M. S. Acadêmico da Unisc realiza intercâmbios virtuais em Universidades da Colômbia e Argentina. UNISC - Universidade de Santa Catarina do Sul, 2021. Disponivel em: . Acesso em: 02 abr. 2021.

RODRIGUES, Vagner. O idioma espanhol é o segundo mais falado no mundo. Cultura Espanhola, 2013. Disponível em: . Acesso em: 04 de abril 2021.

SANTOS, Margarete dos. O processo de internacionalização no ensino técnico de nível médio: o estudo de caso do Centro Paula Souza e do Senai-SP, 145 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, Salvador, 2015. Disponível em: . Acesso em 5 abril 2021.

SIERRA, Teresa. V. Espanhol instrumental. 5.ed Curitiba: Ibpex, 2009.

SILVA, P. M. A chamada telefônica no ensino-aprendizagem do espanhol para fins específicos no curso de comércio exterior. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2009.

SUNY. A Brief History of the SUNY COIL Center. Disponível em:. Acesso em: 4 de abril 2021.

SUCCI JÚNIOR, Osvaldo. Projetos colaborativos internacionais na unidade de ensino superior de graduação: a evolução dos intercâmbios virtuais no Centro Paula Souza. REGIT - Fatec Itaquacetuba, Itaquacetuba, v. 14, p. 126-140, jul/dez 2020.

______, Osvaldo. 3ª Edição do Seminário Internacional da Fatec Itaquaquecetuba-31 de março/2021-mesa6. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=Eqpwkb9_yzg. Acesso em: 12 de Abril. 2021. 2:09:57.

SWEENEY, S. Going Mobile: Internationalisation, Mobility and the European Higher Education Area. New York: The Higher Education Academy, 2014.

TOP UNIVERSITIES. QS World University Rankings. University Rankings. Business & Management Studies. Disponível em: . Acesso em: 4 de abril de 2021.

VÍTORES, D. F. El español: una lengua viva, informe 2019. Dirección Académica del Instituto Cervantes: Madrid, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2020)

______________________________________________________________________________