FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: A RELEVÂNCIA DE CONHECER E ENTENDER SOBRE AS MAIS USADAS ABORDAGENS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Simone Cristina Mussio
  • Valéria Cristiane Validório
  • Véra Maria Ferro Merlini
  • Elaine Regina Cassoli

Palavras-chave:

Formação de professores, ensino de línguas estrangeiras, abordagens de ensino

Resumo

Este artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, visa traçar uma análise histórica da evolução da formação de professores de línguas no contexto brasileiro e apresentar algumas abordagens de ensino de línguas estrangeiras que têm moldado a prática pedagógica ao longo do tempo. A formação de professores de línguas no Brasil evoluiu significativamente, refletindo mudanças nas teorias pedagógicas e nas necessidades sociais. As abordagens de ensino de línguas estrangeiras têm acompanhado essa evolução, incorporando métodos mais dinâmicos e interativos. A compreensão dessa trajetória histórica é fundamental para orientar as práticas atuais e futuras de ensino de línguas estrangeiras no Brasil, garantindo um ensino significativo e eficaz.

Referências

ALARCÃO, I. Formação Reflexiva de Professores: Estratégias de Supervisão. Porto Portugal. Coleção Cidine. Porto Editora.1996.

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Análise de abordagem como procedimento fundador de autoconhecimento e mudança para o professor de língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, J.C.P. (Org). IN: O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Ontem e Hoje no Ensino de Línguas no Brasil. In: Caminhos e Colheita - Ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Stevens. C. M. T. e Cunha, M. J. C. Editora UnB, 2003.

ALMEIDA FILHO, J.P.C. A Importância do artigo de Edward M. Anthony (1963) e da sua tradução hoje. Revista Helb. Ano 5- Nº5 1/2011. http://www.helb.org.br/index.php/revistahelb/ano-5-no-5-12011/194-a-importancia-do-artigo-de-edward-m-anthony-1963-e-da-suatraducao-hoje. Acesso em 20 nov. 2019.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Quatro Estações no Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes, 1ª edição, 2012.

ALMEIDA FILHO, J.C.P ; BARBIRATO, R. C. (Orgs). Interação e Aquisição na Aula de Língua Estrangeira. 1. ed. Campinas e São Carlos: Pontes Editores e EDUFSCar, 2016. v.1000. 212 p.

ANTHONY, E.M. Approach, Method and Technique. English Language Teaching, vol.17, 1963.

BARBIRATO, R.C. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso. Tese de Doutorado, Campinas: Unicamp, 2005.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental: Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quatro ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROWN, H. D. Principles of Language Learning and Teaching. New York: Longman, 2007.

CASSOLI, E. R. A formação inicial de professores de língua inglesa com ênfase no ensino temático baseado em tarefas: a abordagem comunicativa reflexiva revelada do planejamento ao fato. Tese de Doutorado, 232f. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2020.

CASSOLI, E. R. Aprender LE com Planejamento e Material Comunicativos Temáticos para Desenvolver Competência Comunicativa. Dissertação de Mestrado 232 f. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2011.

FREEMAN, D. The hidden side of the work: Teacher knowledge and learning to teach: A perspective from North American educational research on teacher education in English language teaching. Language Teaching, 35, pp 1-1, 2002.

HARMER, J. The Practice of English Language Teaching. England: Pearson Educational Limited, 2007.

KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Portugal. Dom Quixote, 1992.

RICHARDS, J. C. (Ed.). Second language teacher education. Cambridge: Cambridge University Press, p. 20-29, 1990.

RICHARDS, J.C.; RODGERS, T. Approaches and Methods in Language Teaching. 2nd edition. New York: Cambridge University Press, 2001.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A.(Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A Prática de sala de aula, a formação e o desenvolvimento do professor de Línguas. Texto base para a conferência proferida no VII Seminário de Línguas Estrangeiras da UFG e publicado nos ANAIS do referido congresso, 2009.

VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A Formação de Professores de Línguas: Passado, Presente e Futuro. IN: Ensinar e Aprender Línguas na Contemporaneidade: Linhas e Entrelinhas. Silva, K.A. (Org), 2010.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

29/12/2023

Como Citar

Mussio, S. C., Validório, V. C. ., Ferro Merlini, V. M. ., & Cassoli, E. R. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: A RELEVÂNCIA DE CONHECER E ENTENDER SOBRE AS MAIS USADAS ABORDAGENS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS . evista BTecLE, 7(2), 085–105. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1166

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)