WEBSITE PARA CRIAÇÃO DE PERSONAGENS: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ESTÍMULO DA CRIATIVIDADE DENTRO E FORA DA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Criação de personagens, Roteiro, Games, Enredo, EnsinoResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um website que facilita e aperfeiçoa a criação de personagens, organizando inúmeras informações atreladas à criação em um projeto, seja relacionado a histórias de games, filmes, como a diversos produtos de entretenimento, visando ajudar desenvolvedores iniciantes a otimizar o processo de criação de um jogo, e alunos no desenvolvimento de redações, roteiros, etc. A criação de um website que organize os atributos de personagens auxilia o usuário a conceituar/definir a identidade visual do seu personagem, assim como a criação de histórias, fanfics ou redações colaborativas. Nesse sentido, este trabalho auxilia professores/alunos nas aulas de redação, por exemplo, pois fornece um roteiro para a criação de personagens, determinantes para a criação de diferentes enredos e histórias. Além disso, tem-se a possibilidade de trabalhar a criação da imagem dos personagens (aulas de Artes), em razão da riqueza de atributos que o sistema possibilita ao usuário
Referências
ANDREW, Rollings & ADAMS, Ernest. Rollings Andrewand Ernest Adams on Game Design. Disponível em http://areagamedesign.atw.hu/ch05. html. Acesso em 12 fev. 2019.
CAMPBELL, J. O Herói de Mil Faces. Cultrix: São Paulo, 2008.
GURGEL, I; PADOVANI, S. Processo de Criação de Personagens: Um Estudo de Caso no Jogo Sério SimGP. Disponível em:
https://www.cin.ufpe.br/~sbgames/proceedings/aprovados/23157.pdf. Acesso em 06 set. 2019.
MALTEZ, J. Aficionados. 04 mar. 2017. Disponível em:
https://www.aficionados.com.br/personagens-iconicos-games/. Acesso em: 2 dez. 2019.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: M.Books Editora do Brasil, 1993.
MERETZKY, Steve. Bulding Character: An Analysis of Character Creation. 20 Nov. 2001. Disponível em: http://www.gamasutra.com/resource_guide /20011119/meretzky_02.htm. Acesso em 06 set. 2019.