A TRAJETÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÕES SOBRE O USO DO MANUAL DO PROFESSOR COMO APOIO PEDAGÓGICO

Autores

  • Silvana Aparecida Duarte da SILVA E.E. José Alves Mira - Centro de Estudos de Línguas de Dois Córregos, Dois Córregos, Brasil
  • Simone Cristina MUSSIO Faculdade de Tecnologia de Jahu, Jaú, Brasil

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino de língua espanhola, Manual do professor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explanar como se deu a trajetória do livro didático (LD) no ensino da língua espanhola no Brasil, bem como mostrar como funciona o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e quais as diretrizes que o subsidiam. Pautado em uma pesquisa bibliográfica, galga demonstrar como o livro didático foi introduzido no Brasil e qual é o seu papel no ensino de línguas. Somado a isso, será também introduzida uma breve discussão sobre o uso do Manual do Professor (MP), observando sua importância no contexto de ensino-aprendizagem. A partir de tal percurso, foi possível perceber que o LD é ainda um instrumento recorrente à realidade educacional brasileira, por ser, muitas vezes, um dos únicos recursos disponíveis em sala de aula. Todavia, atualmente, há uma preocupação maior com a produção de LDs que estejam adequados aos fundamentos teórico-metodológicos estipulados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Desse modo, os docentes devem estar atentos às escolhas de determinados livros, assim como às orientações trazidas pelo MP, para que não ajam de maneira meramente passiva, mas saibam posicionar-se diante das instruções ali trazidas.

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Publicado

16/12/2019

Como Citar

SILVA, S. A. D. da ., & MUSSIO, S. C. . (2019). A TRAJETÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: REFLEXÕES SOBRE O USO DO MANUAL DO PROFESSOR COMO APOIO PEDAGÓGICO . evista BTecLE, 3(2), 037–053. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/189

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