TICS ACOPLADAS A METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: O USO DA PLATAFORMA TEDEd

Simone Cristina Mussio, Clodoaldo Rodrigues da Silva Filho

Resumo


Este artigo, a partir de uma explanação bibliográfica, baseada na importância das Tecnologias da Informação e Comunicação para o ensino-aprendizagem, bem como no uso das metodologias ativas em sala de aula, objetiva mostrar como as TICs favorecem o ensino-aprendizagem de línguas, tendo como foco a língua espanhola. Para isso, busca mostrar como a plataforma TEDEd auxilia o professor na criação de aulas mais dinâmicas, por meio de metodologias que despertem a curiosidade e a vontade de aprender do aluno, uma vez que dialoga com vídeos específicos a cada área do saber.


Texto completo:

PDF

Referências


FERRARINI, R.; SAHEB, D.; TORRES, P. L. Metodologias ativas e tecnologias digitais: Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52. 2019. Disponível em: . Acesso em: 09 mar. 2020.

JÚNIOR, José Henrique Silva. O uso da tecnologia no ensino de língua estrangeira. In: HELB - História do Ensino de Línguas no Brasil. 2012. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2020.

LOBO, Alex Sander Miranda; MAIA, Luiz Cláudio Gomes. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. In: Caderno de Geografia, v.25, n.44, 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 mar. 2020.

OTTO, Patrícia Aparecida. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis - SC. 2016. Disponível em: . Acesso em 02 mar. 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em: . Acesso em 01 mar. 2020.

SILVA, Luciana Pereira da. A utilização dos Recursos Tecnológicos no Ensino Superior. In: Revista Olhar Científico - Faculdades Associadas de Ariquemes. 2010. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2020.

SOUZA, Joseane Paulo. A Influência das novas tecnologias no ensino-aprendizagem da língua inglesa na educação básica. In: I Congresso de Inovação pedagógica em Arapiraca. Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca – AL, 2015. Disponível em: Acesso em 08 mar. 2020.

TEDED. Disponível em: https://ed.ted.com/on/Dq4xWklu. Acesso em 12 mar. 2020.

VALLE, Leonardo. Metodologias ativas favorecem uso de tecnologias digitais na escola. 2017. Disponível em: . Acesso em: 09 mar. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478 - Qualis "B3" (2017/2018)

______________________________________________________________________________