TICS ASSOCIADAS A METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINOAPRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: O USO DA PLATAFORMA TEDEd

Autores

  • Clodoaldo Rodrigues da SILVA FILHO Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, Sorocaba, Brasil
  • Simone Cristina MUSSIO Faculdade de Tecnologia de Jahu, Jaú, Brasil

Palavras-chave:

TICs, Metodologias ativas, Objeto de aprendizagem, TEDEd

Resumo

Este artigo, a partir de uma explanação bibliográfica, baseada na importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o ensinoaprendizagem, bem como no uso das metodologias ativas em sala de aula, objetiva mostrar como as TICs favorecem o ensino-aprendizagem de línguas, tendo como foco a língua espanhola. Para isso, busca mostrar como a plataforma TEDEd auxilia o professor na criação de aulas mais dinâmicas, por meio de metodologias que despertem a curiosidade e a vontade de aprender do aluno, uma vez que dialoga com vídeos específicos a cada área do saber.

Referências

BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas públicas paranaenses: avaliação de uma política educacional em ação. In: EDUR - Educação em Revista, vol.35, Belo Horizonte – MG. 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/edur/v35/1982-6621-edur-35-e206349.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2020.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. 1ª ed. Araraquara: JM Editora, 1998

FERRARINI, Rosilei.; SAHEB, Daniele.; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15762/11342>. Acesso em: 09 mar. 2020.

GESSER, Verônica. Novas Tecnologias em educação superior: Avanços, desdobramentos, Implicações e Limites para a qualidade da aprendizagem. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n. 16, p. 23-31, 2012.

GLASSER, William Teoria da Escolha: uma nova psicologia de liberdade pessoal. São Paulo: Mercuryo, 2001.

JÚNIOR, José Henrique Silva. O uso da tecnologia no ensino de língua estrangeira. In:

HELB - História do Ensino de Línguas no Brasil. 2012. Disponível em:

<http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-6-no-6-12012/198-o-uso-dahttp://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-6-no-6-12012/198-o-uso-da-tecnologia-no-ensino-de-lingua-estrangeiratecnologia-no-ensino-de-lingua-estrangeira>. Acesso em: 03 mar. 2020.

LEFFA, Vilson. J. A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J.

Leffa. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36. Disponível em:

<http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/B_Leffa_CALL_HP.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2020

LOBO, Alex Sander Miranda; MAIA, Luiz Cláudio Gomes. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. In: Caderno de Geografia, v.25, n.44, 2015. Disponível em: <http://www.luizmaia.com.br/docs/cad_geografia_tecnologia_ensino.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2020.

MARCHIORI, Luciana Lozza.; MELO, Wilma Jandre; MELO, Juliana Jandre.

Avaliação docente em relação às novas tecnologias para a didática e atenção no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 16, n. 2, p. 433443, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/aval/v16n2/a10v16n2.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2020.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In: MORAN, José; BACICH, Lilian (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

OTTO, Patrícia Aparecida. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Universidade Federal de Santa Catarina.

Florianópolis - SC. 2016. Disponível em:

<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168858/TCC_otto.pdf?sequenc e=1>. Acesso em 02 mar. 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em:

<http://www.veramenezes.com/techist.pdf>. Acesso em 01 mar. 2020.

SILVA, Luciana Pereira da. A utilização dos Recursos Tecnológicos no Ensino

Superior. In: Revista Olhar Científico - Faculdades Associadas de Ariquemes. 2010. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tics/14-151-1http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tics/14-151-1-PB.pdfPB.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2020.

SOUZA, Joseane Paulo. A Influência das novas tecnologias no ensino-aprendizagem da língua inglesa na educação básica. In: I Congresso de Inovação pedagógica em Arapiraca. Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca – AL, 2015. Disponível em: <https://docplayer.com.br/17800921-A-influencia-das-novas-tecnologias-no-ensinohttps://docplayer.com.br/17800921-A-influencia-das-novas-tecnologias-no-ensino-aprendizagem-da-lingua-inglesa-na-educacao-basica.htmlaprendizagem-da-lingua-inglesa-na-educacao-basica.html> Acesso em 08 mar. 2020.

TEDED. Disponível em: https://ed.ted.com/on/Dq4xWklu. Acesso em 12 mar. 2020.

VALLE, Leonardo. Metodologias ativas favorecem uso de tecnologias digitais na escola. 2017. Disponível em:

<https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-

novidades/noticias/metodologias-ativas-favorecem-uso-de-tecnologias-digitais-nahttps://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/noticias/metodologias-ativas-favorecem-uso-de-tecnologias-digitais-na-escola/escola/>. Acesso em: 09 mar. 2020.

Downloads

Publicado

09/07/2021

Como Citar

SILVA FILHO , C. R. da ., & MUSSIO, S. C. . (2021). TICS ASSOCIADAS A METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINOAPRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: O USO DA PLATAFORMA TEDEd. evista BTecLE, 4(1), 337–356. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/217

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)