TEDEd TICs associated to active methodologies in teaching-learning languages: the use of the platform TEDEd

Authors

  • Clodoaldo Rodrigues da SILVA FILHO Faculdade de Tecnologia de Sorocaba, Sorocaba, Brasil
  • Simone Cristina MUSSIO Faculdade de Tecnologia de Jahu, Jaú, Brasil

Keywords:

TICs, Active methodologies, Learning object, TEDEd

Abstract

This article, based on a bibliographic explanation, based on the importance of Information and Communication Technologies (ICTs) for teachinglearning, as well as on the use of active methodologies in the classroom, aims to show how ICTs favor language teaching-learning, focusing on the Spanish language. To this end, it seeks to show how the TEDEd platform assists the teacher in creating more dynamic classes, through methodologies that arouse the student's curiosity and desire to learn, since it dialogues with videos specific to each area of knowledge.

References

BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas públicas paranaenses: avaliação de uma política educacional em ação. In: EDUR - Educação em Revista, vol.35, Belo Horizonte – MG. 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/edur/v35/1982-6621-edur-35-e206349.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2020.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. 1ª ed. Araraquara: JM Editora, 1998

FERRARINI, Rosilei.; SAHEB, Daniele.; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15762/11342>. Acesso em: 09 mar. 2020.

GESSER, Verônica. Novas Tecnologias em educação superior: Avanços, desdobramentos, Implicações e Limites para a qualidade da aprendizagem. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n. 16, p. 23-31, 2012.

GLASSER, William Teoria da Escolha: uma nova psicologia de liberdade pessoal. São Paulo: Mercuryo, 2001.

JÚNIOR, José Henrique Silva. O uso da tecnologia no ensino de língua estrangeira. In:

HELB - História do Ensino de Línguas no Brasil. 2012. Disponível em:

<http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-6-no-6-12012/198-o-uso-dahttp://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-6-no-6-12012/198-o-uso-da-tecnologia-no-ensino-de-lingua-estrangeiratecnologia-no-ensino-de-lingua-estrangeira>. Acesso em: 03 mar. 2020.

LEFFA, Vilson. J. A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J.

Leffa. (Org.). Pesquisa em lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36. Disponível em:

<http://www.leffa.pro.br/textos/trabalhos/B_Leffa_CALL_HP.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2020

LOBO, Alex Sander Miranda; MAIA, Luiz Cláudio Gomes. O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. In: Caderno de Geografia, v.25, n.44, 2015. Disponível em: <http://www.luizmaia.com.br/docs/cad_geografia_tecnologia_ensino.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2020.

MARCHIORI, Luciana Lozza.; MELO, Wilma Jandre; MELO, Juliana Jandre.

Avaliação docente em relação às novas tecnologias para a didática e atenção no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 16, n. 2, p. 433443, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/aval/v16n2/a10v16n2.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2020.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem profunda. In: MORAN, José; BACICH, Lilian (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

OTTO, Patrícia Aparecida. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Universidade Federal de Santa Catarina.

Florianópolis - SC. 2016. Disponível em:

<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/168858/TCC_otto.pdf?sequenc e=1>. Acesso em 02 mar. 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em:

<http://www.veramenezes.com/techist.pdf>. Acesso em 01 mar. 2020.

SILVA, Luciana Pereira da. A utilização dos Recursos Tecnológicos no Ensino

Superior. In: Revista Olhar Científico - Faculdades Associadas de Ariquemes. 2010. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tics/14-151-1http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tics/14-151-1-PB.pdfPB.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2020.

SOUZA, Joseane Paulo. A Influência das novas tecnologias no ensino-aprendizagem da língua inglesa na educação básica. In: I Congresso de Inovação pedagógica em Arapiraca. Universidade Federal de Alagoas. Arapiraca – AL, 2015. Disponível em: <https://docplayer.com.br/17800921-A-influencia-das-novas-tecnologias-no-ensinohttps://docplayer.com.br/17800921-A-influencia-das-novas-tecnologias-no-ensino-aprendizagem-da-lingua-inglesa-na-educacao-basica.htmlaprendizagem-da-lingua-inglesa-na-educacao-basica.html> Acesso em 08 mar. 2020.

TEDED. Disponível em: https://ed.ted.com/on/Dq4xWklu. Acesso em 12 mar. 2020.

VALLE, Leonardo. Metodologias ativas favorecem uso de tecnologias digitais na escola. 2017. Disponível em:

<https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-

novidades/noticias/metodologias-ativas-favorecem-uso-de-tecnologias-digitais-nahttps://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/noticias/metodologias-ativas-favorecem-uso-de-tecnologias-digitais-na-escola/escola/>. Acesso em: 09 mar. 2020.

Published

2021-07-09

How to Cite

SILVA FILHO , C. R. da ., & MUSSIO, S. C. . (2021). TEDEd TICs associated to active methodologies in teaching-learning languages: the use of the platform TEDEd . evista BTecLE, 4(1), 337–356. etrieved from https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/217

Most read articles by the same author(s)