A RELEVÂNCIA DOS SABERES DOCENTES PARA A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA

Simone Cristina Mussio, Silvana Aparecida Duarte da Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo promover a importância da profissão docente tendo em vista os saberes docentes, promovidos pela reflexão de autores como o Tardif (2002) e Gauthier et al. (2013). Busca, assim, apresentar a concepção dos saberes para a constituição do ser professor, bem como promover a análise de um conteúdo de uma das seções do livro didático de língua espanhola “Enlaces: Español para brasileños”, com o intuito de discutir quais são os saberes docentes necessários para colocar em prática os assuntos ali abordados. Após a discussão sobre a teoria mencionada, assim como após a análise efetuada, concluímos que os saberes docentes são de suma importância para um ensino-aprendizagem de qualidade.

  

Texto completo:

PDF

Referências


ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

BOMBASSARO, L. C. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos PNLD 2015 Língua Estrangeira. Brasília, DF: Moderna; MEC, 2014. Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2016.

______. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2011: Língua estrangeira moderna. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

______. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, Secretaria da Educação Básica, 2006.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO. Comissão Internacional sobre a educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

______. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

MELLOUKI, M; GAUTHIER, C. O Professor e Seu Mandato: Mediador, Herdeiro, Intérprete, Crítico. Educação & Sociedade. Campinas: UNICAMP, v. 25, n. 87, p. 537-571, maio/ago. 2004.

OSMAN, S. et al. Enlaces: Español para jóvenes brasileños. 2. ed. São Paulo: Macmillan, 2013. v. 2.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2526-4478

______________________________________________________________________________