PARÂMETROS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

  • Tatiana DELLA MEA Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, Brasil
  • Sara Regina SCOTTA CABRAL Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, Brasil

Palavras-chave:

Narrativa, Pedagogia com base em Gêneros, Linguística Sistêmico-Funcional

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de atividades direcionadas aos alunos do 7º ano do ensino fundamental e embasadas na metodologia de ensino sobre o gênero de texto narrativa de acordo com a Pedagogia com base em Gêneros estabelecida pelo grupo de pesquisadores australianos denominado Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012; ROSE 2015). Para a elaboração das tarefas, utilizamos o texto “O pastor mentiroso e o lobo”, fábula de Esopo disponível em (https://www.pensador.com/fabula_o_pastor_mentiroso_e_o_lobo/)  e desenvolvemos tarefas de acordo com a primeira estratégia do Ciclo de Ensino e

Aprendizagem: Preparação para a Leitura – Desconstrução (MARTIN; ROSE, 2008; DELLA MEA, 2021). Quanto à análise linguística da narrativa, as atividades propostas apresentam relação com as três metafunções - ideacional, interpessoal e textual - seguindo a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) no intuito de apontar as variáveis campo, relações e modo que compõem o texto. 

Referências

CARPANEDA, I.; BRAGANÇA, A. Uma história de assombração. In: CARPANEDA, I.; BRAGANÇA, A. Porta aberta: Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2007. v. 4.

DELLA MEA, T. Produção de Material Didático para a Leitura e Escrita do Gênero Narrativa sob a Perspectiva da Escola de Sydney. 2021. 194 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

ESOPO. O pastor mentiroso e o lobo. Disponível em https://www.pensador.com/fabula_o_pastor_mentiroso_e_o_lobo/. Acesso em 01 de dez. de 2021.

GOUVEIA, C.A.M. Compreensão leitora como base instrumental de ensino da produção escrita. In: SILVA, W.R.; MELO, M. A.(org). Pesquisas em Lingua(gem) e demandas de ensino básico. Campinas, Pontes Editores, 2014. p.203-231.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context and text: aspects of a language in a social-semiotic perspective. 2nd. ed. Oxford: Oxford University Press, 1989. p. 1-49. HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2nd. ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K.. Halliday’s introduction to functional grammar. 4th. ed. London: Routledge, 2014.

LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative analysis: oral versions of personal experience. In: HELM, J. (Ed.). Essays on the verbal and visual arts. Seattle: University of Washington Press, 1967. p. 12-44.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre relations: mapping culture. London: Equinox, 2008. PIRES, C. Z. Unindo as pontas da teoria e da prática: contribuições da pedagogia de gêneros sob o viés da linguística sistêmico-funcional na leitura e na escrita de notícias jornalísticas. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Learning to write, reading to learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.

ROSE, D. Reading to learn: preparing for reading and writing. Book 1. In: Reading to learn: accelerating reading and closing the gap. s. l.: s. ed., 2015a. 1 DVD.

___. ROSE, D. Detailed Lesson Plans. Book 5. In: Reading to learn: accelerating reading and closing the gap. s. l.: s. ed., 2015b. 1 DVD, p. 1-25.

ROSE, D. Designing pedagogic registers: Reading to Learn. In: CALDWELL, D.; KNOX, J.; MARTIN, J. R. (Ed.). Developing theory: A Handbook in Appliable Linguistics and Semiotics. London: Bloomsbury, 2019. Disponível em:

<https://www.researchgate.net/publication/334684457>. Acesso em: 25 jul. 2020.

ROTTAVA, L.; SANTOS, S.S.; TROIAN, C. I. A Pedagogia de Gêneros em Contexto Brasileiro – um panorama de pesquisas que empregam o Ciclo de Ensino e Aprendizagem. Santa Cruz do Sul: Signo, v 46, n 86. p. 7-22. maio/ago 2021.

Downloads

Publicado

21/12/2021

Como Citar

DELLA MEA , T., & CABRAL, S. R. S. . (2021). PARÂMETROS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL . evista BTecLE, 5(3), 203–221. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/371

Edição

Seção

Artigos