ESPANHOL NA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA PROFISSIONAL: DESAFIOS NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Elizabeth Colorado HERRERA Fatec Itaquaquecetuba,Itaquaquecetuba/SP, Brasil
  • Wilton GARCIA Fatec Itaquaquecetuba,Itaquaquecetuba/SP, Brasil

Palavras-chave:

Formação Tecnológica Profissional, Espanhol, Mercado de Trabalho

Resumo

Este artigo desenvolve uma (re)dimensão crítico-reflexiva a respeito do espanhol na formação tecnológica profissional, destacando desafios recorrentes no mercado de trabalho. Trata-se de uma perspectiva contemporânea que tangencia aspectos econômicos, identitários, socioculturais e políticos em descritivos de gêneros discursivos e textuais. Ao considerar língua e cultura, o texto traz dados e projeções sobre o processo de ensino-aprendizagem do espanhol como segunda ou terceira língua, mostra as tendências da situação atual do emprego no Brasil, com relato de jovens profissionais quanto à demanda por conhecimentos prévios da língua espanhola em processos seletivos. Também, procura conhecer como esses jovens profissionais conseguem superar os desafios de aprender espanhol. No percurso metodológico, uma amostragem de pesquisa auxilia na discussão diante de aspectos qualitativos para a produção de conhecimento e subjetividade. O resultado, assim, demonstra fatores enunciativos de flexibilidade e versatilidade para se compreender o espanhol como ferramenta de trabalho.

Referências

FONSECA, E. da. Textos literários nas aulas de língua espanhola para fins específicos: uma questão de letramento. REGIT, Fatec Itaquaquecetuba, SP, v. 1, n. 1, p.

-27, jan/jun. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Wilton/Downloads/3-29-1-PB.pdf. Acessado em: 08 ago 2021.

HIDALGO, A.; HERRERA, E.; GARCIA, W. Argentina-Brasil: intercambio internacional en educación tecnológica. Extraprensa, v. 11, p. 69-82, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/148023. Acessado em: 08 ago 2021.

HIDALGO, A.; HERRERA, E. Experiencia de internacionalización entre la

Universidad Tecnológica Nacional UTN-FRA y la Faculdade de Tecnologia [Fatec] Itaquaquecetuba. Anais do Seminário Internacional de Tecnologia, educação e sociedade. Fatec Itaquaquecetuba, SP, 15 a 17 mar 2017. Disponível em: https://sidtes.files.wordpress.com. Acessado em: 08 ago 2021.

INSTITUTO CERVANTES. El español una lengua viva. Madrid, 2020. Disponível em: https://cvc.cervantes.es/lengua/anuario/anuario_20/ Acessado em: 29 nov 2020.

MINUTTI, A. M.; MUSSIO, S. C.; ANDRADE, T. I de. O intercâmbio virtual como meio de aquisição de conhecimentos profissionais e culturais: sugestões de parcerias para a aprendizagem do espanhol em cursos de logística. Revista CBTecLE. v. 1, n. 1, p. 107-119, 2021.

SEDYCIAS, J. O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola, 2005.

Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española – SIELE. O espanhol no mundo. Disponível em: https://siele.org/web/blog/espanol-en-el-mundo Acesso em: 08 set 2020.

TELEFÔNICA Educação Digital. Vale a pena aprender espanhol para o mercado de trabalho? Disponível em: https://www.telefonicaeducaciondigital.com/ Acessado em: 09 set 2020.

Downloads

Publicado

12/07/2021

Como Citar

HERRERA, E. C. ., & GARCIA, W. . (2021). ESPANHOL NA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA PROFISSIONAL: DESAFIOS NO MERCADO DE TRABALHO . evista BTecLE, 5(2), 023–033. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/360

Edição

Seção

Artigos