TECNOLOGIA DIGITAL E AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO LÍNGUA ADICIONAL: O PAPEL DO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO

Autores/as

Palabras clave:

Libras, Aconselhamento Linguageiro, Teoria da Complexidade, Autonomia, Tecnologia

Resumen

O ensino de Libras tem ganhado maior visibilidade, assim como crescem os recursos tecnológicos digitais voltados à aprendizagem de línguas. Nesse cenário, destaca-se a importância de orientar os aprendentes para o uso autônomo dessas ferramentas. Este artigo apresenta o conselheiro linguageiro como um agente emergente nesse processo, cuja atuação visa promover a autonomia na aprendizagem da Libras como língua adicional. A pesquisa é fundamentada na teoria da complexidade, que entende o ensino e a aprendizagem como sistemas adaptativos complexos. A partir de uma modelagem de pensamento complexo (Larsen-Freeman; Cameron, 2008), analisou-se a experiência de aconselhamento linguageiro em um curso de formação em tradução e interpretação em Libras. As reflexões foram construídas com base em registros da prática, evidenciando a importância de um acompanhamento individualizado para que os aprendentes desenvolvam estratégias próprias, façam uso mais eficaz da tecnologia digital e avancem rumo à autonomia. Os resultados indicam que o conselheiro linguageiro pode atuar como mediador entre recursos tecnológicos e as necessidades específicas dos aprendentes, contribuindo para um processo mais significativo e personalizado.

Biografía del autor/a

Anderson Marques, Universidade Federal de São Carlos

É mestre em andamento no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa de Linguística Aplicada, com foco em ensino e aprendizagem de línguas. Sua pesquisa concentra-se no aconselhamento linguageiro em Libras, fundamentada pela teoria da complexidade. Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2016, atua como Tradutor Intérprete de Libras na UFSCar desde 2015, com experiência consolidada em contextos acadêmicos e educacionais. Seu campo de atuação abrange áreas como tradução, interpretação, ensino de línguas e acessibilidade linguística. 

Elaine Ferreira do Vale Borges, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel e Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP, doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da USP e pós-doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG. Fez estágio doutoral na Universidade de Murcia (Espanha). Trabalhou como teacher assistent (TA) no The Joseph H. Lauder Institute of Managment and International Studies da Universidade da Pennsylvania (EUA). Foi diretora cultural da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo (APLIESP). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação em ensino e aprendizagem/aquisição de línguas adicionais (incluindo Libras como L2) e teoria da complexidade/caos, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagens de ensino e pedagogia de línguas adicionais, aquisição de segunda língua e desenvolvimento de professores de línguas adicionais. Foi professora adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL) na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nessa intituição, desenvolveu o Projeto de Pesquisa Continuada "Pedagogia Complexa de Línguas Adicionais"; tendo sido Coordenadora da Área de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciaturas em Letras, uma das Coordenadoras Pedagógicas do Curso de Línguas Estrangeiras para a Comunidade (CLEC), Coordenadora Institucional do Programa Inglês Sem Fronteiras da SESu/MEC e do Projeto Paraná Fala Inglês da SETI/PR; e, também, Coordenadora do Subprojeto PIBID-Inglês da CAPES. Desde 2022, faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlo (UFSCar), onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado na linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras com foco na Teoria da Complexidade/Caos. No PPGL/UFSCar, atua como presidente da Comissão de Acompanhamento da Oferta Curricular e como membro da Comissão de Autoavaliação (biênio 2023-2025); desenvolve pesquisa continuada intitulada "O sistema ensino de línguas: a gênese de um fenômeno adaptativo complexo" e é pesquisadora do grupo GeSER na linha de Educação Linguística. É líder do Grupo de Pesquisa "Linguagem e Complexidade" (http://grupolinc.blogspot.com.br).

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Publicado

2025-06-30

Cómo citar

Marques, A., & Borges, E. F. do V. . (2025). TECNOLOGIA DIGITAL E AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE LIBRAS COMO LÍNGUA ADICIONAL: O PAPEL DO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO. evista BTecLE, 9(1), 314–334. ecuperado a partir de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1239