ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS DE SINAIS
Palabras clave:
Educação de surdos, Ensino de língua de sinais, Tecnologias digitais, Metodologias ativasResumen
Este artigo analisa o ensino-aprendizagem de língua de sinais por meio de pesquisa bibliográfica e vivência desta pesquisadora. Percorrendo a evolução da educação dos surdos e da Libras e os métodos de ensino utilizados, pôde-se perceber o quanto a Libras se fortaleceu e se valorizou como língua oficial da comunidade surda. À luz dos estudos dos parâmetros de Libras e dos classificadores de Felipe e Monteiro (2006) e das atividades lúdicas de Quadros e Cruz (2009), o professor desenvolve o trabalho pedagógico à aquisição de uma nova língua, em uma perspectiva mais interativa e significativa, respeitando a natureza visual e espacial dos surdos à comunicação e interação social, uma vez que percebem e veem o mundo por experiências visuais. Com base em Cerigatto e Machado (2018), as tecnologias digitais, ferramentas e recursos utilizados em meios eletrônicos, e as metodologias ativas, estratégias de ensino, que colocam os alunos como protagonistas da sua aprendizagem, permitem que o professor, mediador e guia nesse processo, promova um ensino de Libras interativo e prático aos ouvintes e surdos, respeitando a natureza visual e espacial da língua materna pertencente à comunidade surda brasileira.
Palavras-chave: Ensino de libras; Tecnologias digitais; Metodologias ativas.
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