DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS COM FOCO EM TERMINOLOGIA
Palabras clave:
Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos; Análise de Necessidades; Ensino de Inglês; Terminologia; Análise e Desenvolvimento de Sistemas.Resumen
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver e apresentar um material didático voltado ao ensino de Inglês para Fins Específicos (IFE), direcionado a estudantes de um Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) de uma instituição pública no estado de São Paulo. Fundamentado em uma revisão bibliográfica sobre os princípios do IFE e da análise de necessidades, o estudo enfatiza a importância de adaptar o ensino da língua inglesa às demandas específicas de contextos acadêmicos e profissionais do público-alvo. O material proposto busca promover o desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de textos técnicos em inglês, com foco na terminologia própria da área de Tecnologia da Informação. A elaboração dos conteúdos considerou a utilização de textos autênticos e a adaptação didática conforme as necessidades dos aprendizes, segundo preconizado por autores como Hutchinson e Waters (1987), Dudley-Evans e St. John (1998) e Ramos (2005, 2019). A proposta pretende contribuir com a prática pedagógica no ensino de IFE, destacando o papel do professor como elaborador de recursos adequados às situações-alvo em que os alunos utilizarão o idioma.
Palavras-chave: Inglês para Fins Específicos; Análise de Necessidades; Ensino de Inglês; Terminologia; Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Citas
BIDERMAN, M. T. C. Terminologia e Lexicografia. In: TradTerm, v. 7, p. 153-181. São Paulo, 2001.
BJÖRKMAN, B. English as a lingua franca in higher education: Implications for EAP. Ibérica, v. 22, p. 79-100. Barcelona, 2011.
DE CHAZAL, E. English for Academic Purposes. Oxford handbooks for language teachers. London: Oxford University Press, 2014.
DUDLEY-EVANS, T.; ST JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes: A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
FLOWERDEW, J.; PEACOCK, M. The EAP Curriculum: issues, methods, and challenges. In: FLOWERDEW, J.; PEACOCK, M. (eds). Research Perspectives on English for Academic Purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, p.177-194.
GRAVES, K. Designing Language Courses: a guide for teachers. Boston: Heinle Cengage Learning, 2000.
HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for specific purposes: A learning-centred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
JORDAN, R.R. English for Academic Purposes: A Guide and Resource Book for Teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
PALTRIDGE, B.; STARFIELD, S. (Org.) The Handbook of English for Specific Purposes. Chichester, West Sussex, UK: Wiley-Blackwell, 2013.
RAMOS, R.C.G. De Instrumental a LinFE: Percursos e equívocos da área no Brasil. In: SILVA JUNIOR, A. F. (Org.) Línguas para fins específicos: revisitando conceitos e práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019, p. 23-41.
RAMOS, R.C.G. Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do futuro. In: FREIRE, M. M.; VIEIRA-ABRAHÃO, M.H..; BARCELOS, A. M. F. (Orgs.). Linguística aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB; Campinas: Pontes, 2005.
ROBINSON, P. ESP Today: a Practitioner’s Guide. Hemel Hempstead: Prentice Hall International, 1991.
SILVEIRA, D.S.; CÓRDOVA, F.P. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T. (orgs). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p.31-42.
STOLLER, F.L. EAP Materials and Tasks. In: HYLAND, K; SHAW, P. The Routledge Handbook of English for Academic Purposes. New York: Routledge, 2016, p.577-591.
VIAN JR, O. A Formação Inicial do Professor de Inglês para Fins Específicos. In: LIMA LOPES, R.E.; FISCHER, C.R.; GAZOTTI-VALLIM, M.A. (Orgs.). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: festschrift para Rosinda Ramos. Campinas: Pontes, 2015, p.187-207.
WOODROW, L. Introducing Course Design in English for Specific Purposes. Oxon: Routledge, 2018.