A INCLUSÃO DO TEXTO LITERÁRIO NOS LIVROS DIDÁTICOS SÍNTESIS, DE IVAN MARTIN, PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Palavras-chave:
Estratégias de leitura; texto literário; ensino de línguas.Resumo
A presente pesquisa objetiva analisar o material que foi utilizado pelo Centro de Estudos de Línguas, do Estado de São Paulo, para averiguar se o mesmo trabalha com obras literárias com o objetivo de abordar os aspectos culturais presentes no texto, bem como propor debates, discussões, reflexões e socializações sobre os temas abordados nos trechos eleitos pelo autor Ivan Martín em sua coleção de livros didáticos intitulados Síntesis. O procedimento metodológico consta de duas etapas: a primeira corresponde à revisão bibliográfica e ao estudo de pressupostos teóricos sobre a leitura, o texto literário e o papel do leitor no texto literário, embasados em Solé (1998); Kleiman (2011); Soares (2011). Já a segunda etapa propõe uma análise das obras citadas no livro, bem como dos enunciados dos exercícios propostos para trabalhar os aspectos literários, por meio dos estudos de Widdowson (1984); Mendoza (2007) e SOUZA (2008). Como resultado constata-se que o professor precisa assumir o papel de mediador para traçar os objetivos que deseja alcançar; assim, conseguirá compreender como os alunos recebem a obra literária e isso facilita todo o processo de ensino e aprendizagem.
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