CONTRIBUIÇÕES DA NOTÍCIA DE INTERNET PARA O CURRÍCULO DE INGLÊS NO CURSO DE LOGÍSTICA

Autores

  • Elisiane Alves de Oliveira

Palavras-chave:

Inglês, Notícia de Internet, Logística

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar qual é a contribuição do gênero notícia de internet para as aulas de língua inglesa de um curso técnico de logística da região do Vale do Paraíba. Para isto, optou-se pela abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica (KÖCHE, 1997), que considera as teorias já existentes como ponto de partida para novas propostas de solução de problemas. Está fundamentada nos conceitos de ensino e aprendizagem da língua inglesa, construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades, abordagem instrumental do ensino de idiomas, gêneros discursivos e elaboração de currículo de um curso técnico. Foram destacados autores como Scott (1986), Brown (1994), Vygotsky (2001), Coiro (2003), Richards (2003/2004), Bakhtin (2004), Liberalli (2004), Jesus (2005), Lopes-Rossi (2006), Matias da Silva (2007), Lopes (2009) e Santos (2009/2010); e documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais para Língua Estrangeira (BRASIL 1998/2002), o Plano de Curso e o Relatório de Avaliação do Curso Técnico em Logística (2009). Para os procedimentos de análise do gênero notícia de internet, foi selecionado um corpus com cinco notícias de diferentes fontes e sites, cujo conteúdo temático, contexto de produção e escolhas lexicais foram descritos seguindo-se a proposta de Bronckart (apud MATIAS DA SILVA, 2007). A caracterização deste gênero textual, considerando-se as diversas aprendizagens provenientes do seu estudo, e as interações que ocorrem entre professor, alunos e texto demonstraram a viabilidade do uso da notícia de internet no curso técnico de logística para a construção de conhecimentos em língua inglesa.

Referências

BAKHTIN, Mikhail (V. N. Volochínov). Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. 11ª Edição. Editora Hucitec. São Paulo, 2004, 196p.

BRANDÃO, Helena Hathsue Negamine; MICHELETTI, Guaraciaba. Teoria e prática de leitura. In. Chiappini, Lígia (coord.) Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 1997. p.17-30.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF. 1998.

BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002. p. 93-138.

BROWN, H. Douglas. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall Regents. 1994. 416 pp. Chapter 16: Teaching Reading, and Chapter 17: Teaching Writing (283-339).

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Plano de Curso do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios referente à Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Logística. São Paulo, 2009.

CENTRO PAULA SOUZA. Área da Avaliação Institucional. Relatório de Avaliação do Curso. Etec/2009. Logística.

COIRO, J. (2003, February). Reading comprehension on the Internet: Expanding our understanding of reading comprehension to encompass new literacies [Exploring Literacy on the

Internet department]. The Reading Teacher, 56(6). Available:

http://www.readingonline.org/electronic/elec_index.asp?HREF=/electronic/RT/23_column/index.html. In: http://www.readingonline.org.

DUDLEY-EVANS, Tony; ST JOHN, Maggie Jo. Developments in English for Specific Purposes. A Multi-Disciplinary Approach. Cambridge University Press (C.U.P.), 1998, 301pp.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v.4), 80p.

GABARRA, Maria Luiza G. e SAADI, Ana Luiza K. A. Speaking in the English Classroom. ACBEU. Ribeirão Preto, 1999.

GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Brasília: Universidade de Brasília. 2005.

GAZOTTI, M. A. 1999. Genres: an alternative to ELT. In new Routes in ELT. São Paulo: Disal.

JESUS, Osvaldo Freitas de. Paradigmas da Teoria da Leitura. In: FIGUEIREDO, C. A. e JESUS, O. F.. (Org.). Linguística Aplicada – Aspectos da Leitura e do Ensino de Línguas. Uberlândia: EDUFU, 2005, v.03, p. 18-29.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 14 ed. rev. e ampl. Petrópolis: Vozes, 1997.

LIBERALI, Fernanda Coelho. As linguagens das reflexões. In: MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. (org.) A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p.87-117.

LOPES, Rubens Fernando de Souza, A elaboração do material didático: instrumento de (re)constituição do professor de inglês. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. pp.150.

LOPES-ROSSI, M. A. G. Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.

MACHADO, Nilton José. Sobre a ideia de competência. In: PERRENOUD, Philippe. et alii – As Competências para ensinar no Século XXI. A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo – SP: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos).

MATIAS DA SILVA, Vagner, Uma Unidade Didática com base no gênero textual folder turístico em inglês para o ensino médio: ações e reações dos alunos. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2007.119 p.

MAUAD, Sérgio Augusto, PEREZ, Lenita, SILVA, Amauri F.. Key to English – Núcleo Básico 1. Centro Paula Souza. Governo de São Paulo. Fundação Padre Anchieta. São Paulo, 2011.

MUNHOZ, Rosângela. Inglês Instrumental: Estratégias de leitura. Módulo I. CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Editora Texto Novo. São Paulo, 2002, p. 93-103.

RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. Gêneros Textuais: uma proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos. Genres: A Proposal for Application in ESP Courses. PUC-SP/LAEL. the ESPecialist, vol. 25, nº2 (107-129) 2004.

RICHARDS, Jack C. Planejamento de Metas e Objetivos em Programas de Idiomas. SBS Editora. 2003.

RICHARDS, Jack C., LOCKHART, Charles. Reflective Teaching in Second Language

Classrooms. City University of Hong Kong. Cambridge University Press 1996. 10th printing 2004. USA.

SANDO, Ana Paula M. D. A importância da formação do professor para trabalhar a leitura de maneira plural e reflexiva com seus alunos. LAEL/PUC-SP. In: Gens Serviços Educacionais – Seleção de textos por Professor Donizete Soares, 2005. 46p. (p.04-11)

SANTOS, Thiago J. F. Gêneros Textuais: um estudo sobre o gênero notícia em francês. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e Literatura Francesa) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.

SANTOS, Thiago J. F. O modelo didático do gênero “notícia online” numa proposta interacionista. In: Abordagens metodológicas em estudos discursivos. São Paulo: Paulistana, 2010.

SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES. DEPARTAMENTO DE ESTRADAS E

RODAGENS – DER-SP. Região do Vale do Paraíba. Maio/2012. 30p.

SCOTT, M., The Understanding to Direct: Conscientização and Reading. Working Papers of Brazilian ESP Project No. 18, São Paulo: PUC-SP, 1986, 26 pp.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Padrões de Competência em TIC para Professores: Diretrizes de Implementação versão 1.0. Parceria com Microsoft Brasil. 2009. Título original: ICT competency standards for teachers: implementation guidelines, version 1.0. Paris: UNESCO, 2008.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. Edição Ridendo Castigat Mores. Versão para eBook. Apresentação de Nélson Jahr Garcia. 2001.

Sites dos quais foram retiradas informações sobre o ramo da logística e seu crescimento global:

Aumento de investimentos e exportações aumentam do Vale do Paraíba uma região promissora em 2012. CIESP-SJC. By Siqueira, 19/01/2012. Disponível em: http://www.condorsoftware.com.br/aumento-de-investimentos-e-exportacoes-fazem-dovale-do-paraiba-uma-regiao-promissora-em-2012/. Último acesso em: 08/01/2013.

Infraero reforma aeroporto de São José dos Campos. By Cláudio Schapochnik, 30/06/2010. Disponível em: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviacao/ infraero-reformaaeroporto-de-sao-jose-dos-campos-sp_59215.html. Último aces- so em: 08/01/2013.

Funcionários do Mercado Municipal de São Paulo aprendem inglês para atenderem turistas na Copa do Mundo. Agência Brasil, 23/04/2012. Disponível em:

http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/funcionarios-do-mercado-municipal-de-saopaulo-aprendem-ingles-para-atender-turistas-na-copa. Último acesso em: 08/01/2013.

Inglês e espanhol para profissionais do turismo e dos aeroportos. Ascom Ministério do Esporte, 05/08/2011. Disponível em: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/ingles-eespanhol-para-profissionais-do-turismo-e-dos-aeroportos. Último acesso em: 08/01/2013

Obras na Arena Fonte Nova ultrapassam 90% de conclusão. Portal da Copa, 08/01/2013. Disponível em: http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/obras-na-arena-fonte-novapassam-dos-90. Acesso em: 08/01/2013.

Sites dos quais foram retiradas as notícias para análise e descrição:

Kerry logistics establishes new joint venture in Vietnam. By Jacob Puthenparambil. 07/01/2013. Disponível em: http://logisticsweek.com/logistics-2/2013/01/kerry-logisticsestablishes-new-joint-venture-in-vietnam/. In: http:// logisticsweek.com/ Acesso em: 08/01/2013.

IAG Cargo announces new cargo route to Chengdu, China. By Jacob Puthenparambil. 05/01/2013. Disponível em: http://logisticsweek.com/air/2013/ 01/iag-cargo-an nounces-newcargo-route-to-chengdu-china/. In: http://logistics week.com/ Acesso em: 08/01/2013.

DHL’s service network helps Singapore SMEs access international markets more efficiently. By Jacob Puthparambil. 02/01/2013. Disponível em: http:// logisticsweek.com/supply-chain-2/2013/01/dhls-service-network-helps-singapo re-smesaccess-international-markets-more-efficiently/. In: http://logisticsweek. com/Acesso em: 08/01/2013.

New UPS Worldwide Express Freight Service Offers Faster International Shipping in More

Lanes. Atlanta, 02/01/2013. Disponível em:

http://pressroom.ups.com/Press+Releases/Homepage+Press+Releases/New+UPS+Worldwi de+Express+Freight+Service+Offers+Faster+International+Shipping+in+More+Lanes. In: http://logistics viewpoints.com/. Acesso em: 08/01/2013.

Roadnet Technologies Unveils Product Enhancement To MobileCast Vehicle GPS Tracking Software Operating System. Baltimore, MD, 20/12/2012. Disponível em: http://www.roadnet.com/pub/press-releases/Roadnet-Technologies-Unveils-ProductEnhancement-To-MobileCast-Vehicle-GPS-Tracking-Software-Operating-System/. In: http://logisticsviewpoints.com/. Acesso em: 08/01/2013.

Downloads

Publicado

15/07/2017

Como Citar

Oliveira , E. A. de . (2017). CONTRIBUIÇÕES DA NOTÍCIA DE INTERNET PARA O CURRÍCULO DE INGLÊS NO CURSO DE LOGÍSTICA . evista BTecLE, 1(1), 214–240. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1021

Edição

Seção

Artigos