A LÍNGUA INGLESA COMO COMPETÊNCIA ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES EM LOGÍSTICA GLOBAL
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem da língua estrangeira, Formação de profissionais, Inglês aplicado à logísticaResumo
Este artigo pretende discorrer sobre procedimentos didáticos que podem aperfeiçoar o ensino da língua inglesa e apresentar resultados de aprendizagem significativos na formação de gestores de logística. Fundamenta-se em princípios de elaboração de materiais e da performance (BROWN, 1994; LOPES, 2009 e 2017; ZUMTHOR, 2014), da prática da leitura (FREIRE, 1991; MUNHOZ, 2002; SCOTT, 1986), da conversação (GABARRA, 1999), do uso da língua para fins específicos (DUDLEY-EVANS, 1998; OLIVEIRA, 2017), do trabalho com gêneros textuais (GAZOTTI, 1999; OLIVEIRA, 2017) e da reflexão sobre a linguagem (BAKHTIN, 2004; LIBERALI, 2004; RICHARDS, 2004; SANDO, 2005; VYGOTSKY, 2001). Uma entrevista com um gestor do ramo da logística e a apresentação de resultados do trabalho com o gênero notícia de internet deram origem a uma breve sequência didática; por isso, os gêneros textuais serão recomendados na aprendizagem da língua estrangeira, além da prática oral por meio de performances baseadas em situações reais.
Referências
BAKHTIN, Mikhail (V. N. Volochínov). 2004. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. 11ª Edição. São Paulo: Editora Hucitec, 196p.
BROWN, H. Douglas. 1994. Teaching by Principles: An Interactive Approach to Language Pedagogy. Englewood Cliffs. New Jersey: Prentice Hall Regents, pp. 283-339.
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2009. Plano de Curso do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios referente à Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Logística. São Paulo.
DUDLEY-EVANS, Tony; ST JOHN, Maggie Jo. 1998. Developments in English for Specific Purposes. A Multi-Disciplinary Approach. Cambridge University Press (C.U.P.), 301pp.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler – em três artigos que se completam. 1991. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v.4), 80p.
GABARRA, Maria Luiza G. e SAADI, Ana Luiza K. A. 1999. Speaking in the English Classroom. Ribeirão Preto: ACBEU.
GAZOTTI, M. A. 1999. Genres: an alternative to ELT. In new Routes in ELT. São Paulo: Disal.
LIBERALI, Fernanda Coelho. 2004. As linguagens das reflexões. In: MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. (org.) A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. Campinas: Mercado das Letras, pp. 87-117.
LOPES, Rubens Fernando de Souza. 2009. A elaboração do material didático: instrumento de (re)constituição do professor de inglês. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, pp.150.
LOPES, Rubens Fernando de Souza. 2017. A colaboração para o desenvolvimento do repertório linguístico em atividades de performance teatral e reflexão em aulas de inglês no ensino superior tecnológico. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, pp. 176.
MUNHOZ, Rosângela. 2002. Inglês Instrumental: Estratégias de leitura. Módulo I. CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo: Editora Texto Novo, pp. 93-103.
OLIVEIRA, Elisiane A. Contribuições da notícia de internet para o currículo de inglês no curso de Logística. Revista CBTecLE, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em https://cbtecle.com.br/anais. Acesso em 28/05/2018.
RICHARDS, Jack C. 2003. Planejamento de Metas e Objetivos em Programas de Idiomas. SBS Editora.
RICHARDS, Jack C., LOCKHART, Charles. 2004. Reflective Teaching in Second Language Classrooms. City University of Hong Kong. USA: Cambridge University Press 1996. 10th printing.
SANDO, Ana Paula M. D. 2005. A importância da formação do professor para trabalhar a leitura de maneira plural e reflexiva com seus alunos. LAEL/PUC-SP. In: Gens Serviços Educacionais – Seleção de textos por Professor Donizete Soares, pp.04-11.
SCOTT, M. 1986. The Understanding to Direct: Conscientização and Reading. Working Papers of Brazilian ESP Project No. 18. São Paulo: PUC-SP, 26 pp.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. 2001. Pensamento e Linguagem. Edição Ridendo Castigat Mores. Versão para eBook. Apresentação de Nélson Jahr Garcia.
ZUMTHOR, Paul. 2014. Performance, recepção, leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 1ª edição. São Paulo: Cosac Naify, pp. 31-84.
Sites:
Comex Do Brasil. Disponível em https://www.comexdobrasil.com. Acesso em 28/05/2018.
Elox Trade – Exportação e Importação. Disponível em www.eloxtrade.com.br. Acesso em 28/05/2018.
Tecnologística online. Disponível em www.tecnologistica.com.br. Acesso em 29/05/2018.