Inglês Instrumental em Cursos Técnicos: O processo de Ensino-Aprendizagem sob a Perspectiva Sociocultural

Autores

  • Jéssica Laira de Araujo Esgoti Uliana Unesp Ibilce Etec Prof. Armando José Farinazzo

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Inglês Instrumental, Perspectiva Sociocultural

Resumo

Este artigo faz parte de um projeto de investigação qualitativa de cunho etnográfico de mestrado, ainda em andamento, visando investigar como se configura o processo de ensino-aprendizagem em aulas de língua inglesa instrumental no curso Técnico em Açúcar e Álcool oferecido por uma instituição técnica pública do estado de São Paulo. Tal investigação será realizada por meio de pesquisas bibliográficas e leituras, questionário e biografia da professora e alunos, assim como observação, transcrição e análises das aulas. Os dados serão interpretados levando em consideração os papéis desempenhados pela professora e alunos à luz da perspectiva sociocultural (VYGOTSKY, 1989; JOHNSON, 2009; JOHNSON; GOLOMBEK, 2011; LANTOLF; POEHNER, 2014), para que consigamos alcançar melhoras no processo de ensino aprendizagem, salientando a importância da (co)construção de conhecimento e não “transmissão” de conhecimento. A investigação proposta tem como pressuposto que o professor de Inglês Instrumental não só apresenta seus conhecimentos linguísticos e pedagógicos, mas também interage com os alunos a fim de despertar-lhes o interesse pela língua estrangeira e a importância dessa para a sua ascensão profissional.

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Publicado

15/07/2017

Como Citar

Uliana, J. L. de A. E. . (2017). Inglês Instrumental em Cursos Técnicos: O processo de Ensino-Aprendizagem sob a Perspectiva Sociocultural . evista BTecLE, 1(1), 384–403. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/1031

Edição

Seção

Artigos