CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET: INGLÊS INSTRUMENTAL E AS QUATRO HABILIDADES

Autores

  • Jéssica Laira de Araujo Esgoti ULIANA UNESP Ibilce, Etec Prof. Armando José Farinazzo, Fernandópolis, Brasil

Palavras-chave:

Habilidades, Informática para Internet, Inglês instrumental, Sala de aula

Resumo

Este projeto de investigação qualitativo-interpretativista visou analisar o perfil e interesse dos alunos no componente de Inglês Instrumental no curso técnico em Informática para Internet das Escolas Técnicas Estaduais (Etec) do estado de São Paulo, respectivamente nas Etecs das cidades de Fernandópolis e Votuporanga. O trabalho teve como objetivo identificar as preferências e expectativas dos alunos em relação ao curso, justificando-se pela necessidade de reflexão sobre essas perspectivas dos discentes e os seguimentos que permeiam a sala de aula (SA). Foram realizadas pesquisas bibliográficas, leituras de artigos e livros, assim como análises contrastivas de questionários, os quais serviram como dados interpretados para embasar modificações na visão da prática de SA, cultura de aprender e ensinar dos participantes da pesquisa. Com tais observações e análise dos dados, espera-se que consigamos alcançar melhorias no desenvolvimento da aprendizagem das quatro habilidades (compreensão oral, compreensão escrita, produção oral e produção escrita) em língua inglesa.  

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993.

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

CAVALCANTI, M. C.; MOITA LOPES, L. P. Implementação de pesquisa na sala de aula de línguas no contexto brasileiro. In: Trabalhos em Lingüística Aplicada. Campinas. 17:133144, 1991.

CELANI, M. A. A. Revivendo a aventura: desafios, encontros e desencontros. IN:

CELANI, M.A.A.; FREIRE, M.M.; RAMOS, R.C.G. (ORGS). A Abordagem Instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2009. Coleção As Faces da Linguística Aplicada. v.10. p. 17-31.

KFOURI KANEOYA, M. L. O professor reflexivo: uma proposta de encaminhamento à conscientização pedagógica contínua de professores atuantes em um centro de estudos de línguas do interior paulista. São José do Rio Preto: 2001. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista.

REES, D. K.; MELLO, H. A. B. A investigação etnográfica na sala de aula

de segunda língua/língua estrangeira. Cadernos do IL (UFRGS), v. 42, p. 30-50, 2011.

Downloads

Publicado

20/07/2018

Como Citar

ULIANA, J. L. de A. E. . (2018). CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET: INGLÊS INSTRUMENTAL E AS QUATRO HABILIDADES . evista BTecLE, 2(1), 116–130. ecuperado de https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/119

Edição

Seção

Artigos